A federação União Progressista, recém-criada com o agrupamento do União Brasil e do Progressistas, tem representações na bancada da Câmara Municipal. Além disso, ela tem também um presidenciável, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Por outro lado, na Gestão Municipal, o prefeito Márcio Corrêa tenta desatar o nó do programa GraduAção. Também repercutiu a criação do Dia Municipal dos Legendários.
Maior bancada

O União Progressistas (UPb), federação criada a partir do “casamento” entre o União Brasil (UB) e o Progressistas (PP), vai ter reflexo na Câmara Municipal. A federação terá a maior bancada Casa de Leis, com três vereadores: Alex Martins e Luzimar Silva (PP) e Wederson Lopes (UB).
Na atual composição, o Legislativo conta com 15 partidos, sendo que 8 possuem dois vereadores: PP, Agir, Avante, PSD, Republicanos, PL, MDB, PT. 7 partidos têm apenas uma cadeira, sendo: PDT, PRD, PRTB, PSB, Cidadania, Podemos, União Brasil.
Olhando para o viés de posicionamentos, dos três vereadores que não se juntar na Federação União Progressista, dois- Alex Martins e Luzimar Silva não são alinhados ao prefeito Márcio Corrêa (PL).
Já Wederson Lopes (UB) é aliado do chefe do Executivo. Tem-se aí, portanto, o que pode vir a ser um imbróglio. Em tempo, o TSE precisa dar a sua chancela para validar a federação.
Caiado e a UPb

A Federação União Progressista é ainda uma incógnita sobre o projeto do governador Ronaldo Caiado (UB), de disputar a eleição presidencial no ano que vem. No início do ano, na Bahia, ele fez o lançamento de sua pré-candidatura, em meio a incertezas dentro de seu próprio partido.
Agora, com o PP, obviamente, o caminho se torna mais longo, já que Caiado terá que buscar também esse apoio para dar musculatura ao projeto.
O que não será fácil, porque o Progressista, obviamente, vai querer ter o seu protagonismo. Por outro lado, se conseguir superar esses obstáculos e se conseguir sobrepor seu nome, Caiado terá uma federação forte, que tem a maior bancada no Congresso nacional e a maior fatia do Fundo Partidário.
Portanto, são duas faces de uma moeda.
Dias municipais

A Câmara Municipal aprovou a criação do Dia Municipal dos Legendários. De iniciativa do vereador Wederson Lopes (UB), o projeto gerou certa polêmica, mas passou na segunda votação sem muita discussão e com quatro votos contrários dos seus colegas Domingos Paula (PDT), Alex Martins (PP), Rimet Jules e Professor Marcos (PT).
Se sancionado pelo prefeito Márcio Corrêa, o Dia Municipal dos Legendários se somará a outros 101 dias municipais já integrados ao calendário de eventos da cidade.
Além disso, o calendário tem ainda as “semanas” comemorativas, em número de 36. No site da Câmara Municipal, inclusive, tem um calendário com as datas locais que pode ser acessado por qualquer pessoa interessada.
GraduaAção

O prefeito Márcio Corrêa buscou apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, a fim de dar uma solução para o programa denominado GeaduAção, criado na gestão de seu antecessor, Roberto Naves.
E aí, são dois problemas a serem equacionados: o não pagamento de bolsas às instituições de ensino superior parceiras no programa e as possíveis irregularidades em contratos firmados com estudantes, que não estariam encaixados devidamente nos critérios.
Dos cerca de 100 inscritos que deveriam estar presentes no encontro que foi convocado via edital, apenas 16 compareceram. Esses, no entanto, não tiveram garantia de que os contratos serão retomados para garantir as bolsas.
Mas, o prefeito garantiu que não faltará interlocução com eles e diálogo com as partes, para se chegar a um denominador comum sobre o problema, que é bem complexo, diga-se de passagem.
O bom, se é que pode ter algo de bom, é que havendo essa discussão ponderada, ela sai do território do debate meramente político.

- Coisa mais confusa esse pacotão de vetos que foi votado na Câmara Municipal, durante a última semana. Tinha veto até de 2021. É muito tempo! Ou, não?
- A vereadora capitã Elizete não teve dificuldade em votar a favor do Dia dos Legendários, na casa dela, um filho e o esposo, o deputado estadual Coronel Adailton, são integrantes do movimento.
- O vereador Wederson Lopes, que foi o autor do projeto do Dia Municipal dos Legendários, coincidência ou não, fez discurso na Câmara sobre melhorias no Morro da Capuava, que é o ponto mais alto da cidade. No município, não se tem a formação de montanhas.
- Se conseguir ser o mediador do fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, o cacife político do presidente americano Donald Trump vai voar mais alto do que os caças B-2 Spirits. E o líder de uma das nações mais bélicas do planeta, certamente, será lembrado para o Prêmio Nobel da Paz.
- Se chegar a receber, será o quinto presidente laureado. Os outros, foram: Theodore Roosevelt, Woodrow Wilson, Jimmy Carter e Barack Obama.
Leia também: Nova federação, União Progressista terá quase 14% dos filiados a partidos em Anápolis