Popularmente, Anápolis sempre foi marcada por um trânsito cheio de “motoqueiros” irresponsáveis. Muitas pessoas já presenciaram cenas de um a cortar pela direita, outro a fazer o famoso corredor, ou, acelerar em alta da velocidade. Com isso, causar riscos de acidentes (às vezes, fatais) e desconforto aos que prezam pela segurança de si mesmo e dos outros e, consequentemente, má fama aos que pilotam motocicletas. Porém, a irmandade e a parceria de um grupo de amigos têm mudado a percepção das pessoas em relação a como são vistos os possuintes de motocicletas nos últimos anos na Cidade, ao mostrar que, assim como toda regra, nesse caso, também, há exceções: os que são chamados, verdadeiramente, motociclistas.
Tomados pelo desejo de reunir conhecidos e fazer novas amizades, um grupo de sete amigos – Coronel Valente; Carlinhos; Joelson; Juarez; Luís Paulo, Monge e Roni – fundou, há exatos dois anos, o “Terça Bike”, um encontro de motociclistas que acontece todas as terças feiras no Feirão Coberto do Bairro Jundiaí. No início, encontraram certas dificuldades na disponibilização de um local, mas, depois de algumas tratativas e por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – que tinha como secretário o jornalista e empresário, Vander Lúcio Barbosa, atual diretor geral do Jornal CONTEXTO – conseguiram o local e, isso, perdura até hoje.

O movimento segue a ideia inicial e reúne, semanalmente, uma média de cem motociclistas de vários moto-clubes, espalhados pela Cidade e região, além de simpatizantes da modalidade. Motos de todos os estilos como “Custom”; “Speed”; “Estradeira”, “Cross” e, até mesmo, as mais populares, como as CG’s, são bem vindas e têm lugar garantido no evento e no coração das pessoas que ali comparecem.
Os encontros têm sua história marcada por várias atividades como cultos ecumênicos, shows com banda de rock, a famosa feira interna do “troca” – onde se levam peças sobressalentes para vender ou trocar com outros motociclistas – que acontece esporadicamente e, principalmente, várias ações sociais. Já passaram por lá, também, algumas presenças ilustres nesse mundo de apaixonados por motocicletas. O ex-diretor do Porto Seco, Edson Tavares; o casal de idosos uruguaio, Serafim e Shirley, que aos 70 anos vendeu tudo que possuía para poder dar a volta ao mundo em uma motocicleta e, também, o jovem Matheus, advogado, sulista, que visa percorrer toda a América do Sul sobre duas rodas e levar doações aos mais necessitados.

Solidariedade
As pessoas mais ativas no evento têm participação muito forte em ações sociais na Cidade, o que acaba transcendendo as extremidades do Feirão e, também, a ideia inicial. Nas datas comemorativas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, os motociclistas se reúnem para arrecadar doações e entregá-las nas ruas, orfanatos, asilos e instituições assistenciais. O coronel aposentado da Polícia Militar, César Valente, atual presidente da Associação, e, também, Diretor Regional do “Esquadrão de Cristo” – Ministério Motociclístico Cristão Interdenominacional, com forte atividade no Centro-Oeste – é simples ao ressaltar que eles estão fora dos holofotes, mas têm buscado cumprir o seu papel no mundo e, mesmo que involuntariamente, quebrar qualquer barreira que ainda exista sobre a antiga fama de “bad boys” de colete preto.

Terça Bike
Todas as terças-feiras, às 19h
Local: Feirão do Jundiaí – Av. Visconde de Taunay, 370-460 (próximo à Santa Casa)