Embora não diretamente, o Brasil sentiu um pouco do que é o terror de um terremoto. Na noite deste sábado, dia 9, um tremor de magnitude 5,7 na escala Richter atingiu o Peru, com os efeitos sendo também sentidos no Acre, Amazonas e em Rondônia. Na Bolívia também constaram relatos do abalo.
Bêbados ao volante “tocam o terror” em Anápolis
O epicentro do tremor foi a 13,5 km de profundidade, o que é considerado muito próxima da superfície segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O local é predominantemente de mata densa, minimizando maiores estragos. É a segunda vez em uma semana que um terremoto acontece na fronteira entre Brasil e Peru, com o outro tendo seu epicentro em uma profundidade bem maior, diminuindo ainda mais os impactos.
Relatos no Norte do país
Só no estado do Acre, pelo menos sete municípios tiveram relatos de tremores, incluindo a capital, Rio Branco. O perfil oficial do Rio Branco Futebol Clube no Twitter publicou que o abalo foi sentido na Arena da Floresta, durante a decisão do Campeonato Acreano.
Em Manaus, moradores disseram que viram objetos balançando, de acordo com uma postagem no microblog. Já segundo a Polícia Militar de Porto Velho, Rondônia, vários pedidos de socorro e relatos referentes ao tremor de terra foram reportados ao 190, sem registro de acidentes ou pessoas feridas. Um portal de notícias da cidade também usou o Twitter para relatar o ocorrido.