Campeonato Goiano de 2022 começa na próxima terça (25) e conta com Anápolis e Grêmio Anápolis na disputa
Para os amantes do futebol goiano, a próxima semana será de alívio. O Goianão 2022 está marcado para ter início já na terça, dia 25, e dará fim ao marasmo pós fim dos campeonatos nacionais do último ano. Em meio a disputa, dois times do Município realizam os preparativos finais para começarem o torneio com o pé-direito: Anápolis, que joga na data de início da competição, e Grêmio Anápolis que estreia na quarta (26).
Galo da Comarca
A preparação do Tricolor da Boavista sofreu mudanças no decorrer da semana, muito por conta das alterações em seus dois primeiros jogos da competição. A equipe estava prevista para estrear somente na quinta, dia 27, mas teve sua partida adiantada para a terça (25). O adversário, o palco e o horário do jogo se mantiveram: Goianésia, no Jonas Duarte, às 20h30.
Com relação ao elenco, novas peças chegaram para darem uma encorpada no elenco comandado por Luiz Carlos Winck. Na quarta (19), quatro nomes foram confirmados pelo clube: Igor Cássio, Hugo Leonardo, Fábio Almeida e Fernando Vaz. O primeiro é atacante e chega por empréstimo do Porto, de Portugal. Outros dois, Hugo e Fábio, retornam à cidade após defenderem, respectivamente, o próprio Galo e a Rubra na última temporada. Fernando, de 21 anos, é oriundo da base do Goiás e atua como volante.
Quase 1,5 mil pessoas já realizaram testagem no Ginásio Internacional
Como de praxe pelas equipes, o Anápolis também realizou amistosos recentes para intensificar o ritmo dos atletas. No último dia 15, no CT Walterci de Melo, o Galo mostrou sua força frente ao Brasiliense, derrotando o time da capital por 3 a 2. Já na quinta, dia 20, o adversário-teste foi o Goiatuba, com nova vitória do Tricolor: 2 a 0.
Grêmio Anápolis
Antes das mudanças realizadas pela Federação Goiana de Futebol, o atual campeão goiano era quem iria abrir a edição de 2022 do Estadual. Com o adiantamento de algumas partidas, o GEA perde a ‘honra’ de iniciar a competição, embora siga com sua partida sem alterações. O adversário do Grêmio Anápolis na estreia será o Goiás, na quarta (26), no Jonas Duarte. A bola está prevista para rolar às 20h30.
Igualmente ao rival, o plantel da Raposa também passou por mudanças. Reforços pontuais, o goleiro Alexandre Cajuru, ex-CSA, e o lateral-direito Leonardo Simas, anteriormente no Rio Branco-PR, chegaram ao clube para reforçarem suas respectivas posições. Entretanto, no caminho inverso, destaques do clube em 2021 deram adeus ao Grêmio Anápolis. Lucão, artilheiro do clube na campanha do título, foi emprestado ao Sanjoanense, enquanto Ronald, outra referência na conquista, foi adquirido pelo Guarani até o fim do ano. Embora a diretoria do GEA já tivesse descartado a permanência dos dois para o Estadual, havia expectativa em vê-los na briga pelo bicampeonato.
Na última quarta, dia 19, o Grêmio Anápolis disputou seu último jogo-treino antes da estreia. O adversário foi o Vila Nova, em reedição da final de 2021, no CT Toca do Tigre, em Goiânia. Contudo, o resultado foi adverso para a Raposa, que saiu derrotada por 3 a 2, amargando novo resultado ruim nos amistosos recentes, já tendo problemas frente a equipes do DF nas últimas semanas. Héricles e Hebert anotaram os gols da equipe.
Estreias
É evidente que os confrontos de estreia de Anápolis e Grêmio Anápolis serão complicados. Apesar de ter escapado por pouco do rebaixamento na última edição do Estadual, o Goianésia busca retomar as boas campanhas de outras oportunidades, contando com o retorno do técnico Edson Júnior. O Goiás sacramentou seu retorno à elite nacional e chega ao Goianão querendo recuperar sua imagem, após desempenho ruim na edição de 2021. Enfim, que o futebol seja jogado.
Provável XI Anápolis (vs Goianésia): Jeferson (Márcio); Marlon, Márcio Luiz, Felipe Chaves (Carnevalli) e Davi Gabriel; Thiago Batista, Renan e Stefano Moretti; Wandinho (João Marcelo), Erick Bahia e Ariel
Treinador: Luiz Carlos Winck
Provável XI Grêmio Anápolis (vs Goiás): Cajuru (Serjão); Léo Simas, Luizão, Douglão e César Nunes (Renner); Bruno Cruz, Eder Monteiro e Héricles; Matheus Martins (Anderson), Hebert e Lucas Sene (Marinho)
Treinador: William de Mattia