Faltando menos de dois meses para a abertura da temporada de 2020 da 1ª Divisão do Campeonato Goiano, os clubes se movimentam com vistas à pré-temporada. Enquanto isso, a torcida aguarda a bola rolar entre as quatro linhas dos estádios.
Este ano, três equipes locais estarão representando a Cidade no certame: Anapolina, Anápolis e Grêmio Anápolis. É uma boa representação, diga-se de passagem, já que o campeonato tem 12 clubes, no total, disputando o título de campeão. Os 12 times estão divididos em duas chaves, sendo que no Grupo A, estão: Atlético, Vila Nova, Goianésia, Anapolina, Aparecidense e Iporá. No grupo B, estão: Goiás, Goiânia, Jaraguá, Anápolis, Grêmio Anápolis e CRA Catalano.
O campeonato começa no dia 22 de janeiro próximo. A primeira rodada terá seis jogos, sendo quatro na quarta-feira (22): Anápolis X Vila Nova; CRA Catalano X Goianésia; Goiânia X Iporá e Jaraguá X Anapolina. A rodada será completada na quinta-feira (23), com dois jogos: Goiás X Aparecidense e Grêmio Anápolis X Atlético.
Clássicos
Agora, a pergunta que não quer calar: e os clássicos. O primeiro clássico entre os times anapolinos vai acontecer somente na quarta rodada do primeiro turno, dia 02/02, quando o Grêmio Anápolis (mandante) jogará com a Anapolina no Jonas Duarte. Na quinta rodada, no dia 09/02, acontece o esperado e disputado Galo e Rubra, com mando de campo do Anápolis.
Na segunda rodada do segundo turno, mais uma vez, Anápolis e Anapolina vão fazer a festa da torcida no Jonas Duarte. A partida está marcada para 1º/03. E, fechando os clássicos, na sexta rodada do segundo turno, marcada para 25/03, a Anapolina será mandante em novo confronto com o Grêmio Anápolis no Estádio Jonas Duarte.
Sistema de disputa
A fórmula de disputa para a temporada é a seguinte:
Os jogos acontecem grupo contra grupo, em turno e returno, na 1ª Fase, totalizando 12 partidas para cada time, seis como mandante e seis como mandado, contagem corrida de pontos ganhos, classificando-se os oito primeiros colocados, independente de grupo, para as Quartas de Final, daí conhecendo-se os quatro semifinalistas e os dois finalistas que decidem o título de campeão do Goianão 2020 enquanto os dois últimos colocados, também independente de grupo, são automaticamente rebaixados para a Divisão de Acesso em 2021.
Os confrontos nas Quartas de Final serão assim: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, de acordo com a classificação geral da 1ª Fase ao passo que nas semifinais, 1º x 4º e 2º x 3º, abrangendo a pontuação da 1ª Fase + Quartas de Final. A partir das Quartas de Final, os melhores colocados na somatória geral dos pontos em toda a competição, fazem o jogo de volta como mandantes, e, a exemplo das quatro últimas edições do Goianão, empate em pontos e gols provoca decisão por pênaltis. (Com informações da assessoria da FGF-GO)