Vítima de 69 anos estava jantando na casa do filho quando sofreu o engasgo
A idosa Clarice Marques da Silva Damaceno, de 69 anos, morreu na noite de quarta-feira (22) depois de se engasgar com um pedaço de carne enquanto jantava na casa do filho, em um condomínio na Avenida Ferroviária, no bairro Formosa, em Anápolis. Ela passou mal durante a refeição e, mesmo com ajuda, não resistiu.
Tentativas de socorro
O filho havia buscado a mãe em sua residência e, antes de retornarem para casa, os dois pararam em um comércio para comprar espetinhos de carne. Durante o jantar, Clarice se engasgou e começou a ter dificuldade para respirar. Nesse momento, o segurança do condomínio foi chamado e chegou rapidamente ao local. Ele encontrou a idosa ainda com sinais vitais. Em seguida, os dois — o segurança e o filho — iniciaram manobras de desobstrução das vias respiratórias, orientados por telefone por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Apesar das tentativas, Clarice não sobreviveu.
Pouco depois, a equipe de socorro chegou ao condomínio e constatou o óbito. A Polícia Militar isolou o apartamento até a chegada do Instituto Médico Legal (IML), que fez a remoção do corpo. As autoridades registraram o caso como morte acidental por engasgo alimentar.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de mortes por engasgo tem crescido no Brasil, especialmente entre idosos. Por isso, especialistas alertam que as primeiras ações após o início da obstrução das vias respiratórias são decisivas para evitar tragédias como essa.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




