Estudo divulgado na última quarta, dia 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou aumento no número de turistas em Goiás durante 2021, em comparação com 2020. O resultado alavancou o estado para a 10ª posição entre as unidades federativas do Brasil mais procuradas pelos viajantes. Destinos turísticos como Caldas Novas, Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros estão entre os preferidos dos visitantes.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2020/2021, foram mais de 12,2 milhões de viagens nacionais ocorridas no país. Dentre elas, cerca de 458 mil tiveram como destino o estado de Goiás em 2021. No ano anterior, por outro lado, o número foi de apenas 378 mil.
MPGO realiza seminário e articula movimento em prol da população de rua
O estudo ressaltou que tal aumento pode ter tido influência da pandemia, já que os dois anos foram marcados por restrições devido a crise sanitária, principalmente em 2020. No entanto, o número total de viagens teve queda em 2021, em comparativo com o ano anterior, evidenciando a preferência dos turistas em visitarem o Estado.
A frente de Goiás no levantamento, aparecem Pará (9º), Ceará (8º), Santa Catarina (7º), Paraná (6º), Rio Grande do Sul (5º) e Rio de Janeiro (4º). Os três principais destinos de viagens em 2021 foram São Paulo, em 1º, Minas Gerais, em 2º, e Bahia, em 3º. O total de viagens para as cidades goianas representa 3,7% do total, enquanto o estado paulista captou 20,6%.