Laboratório central e adjuntos servirão à comunidade acadêmica e poderão prestar serviços a instituições e empresas
Foi publicada no Suplemento do Diário Oficial do Estado do último dia 6 de março, a Lei nº 21.800 aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, que cria o Centro de Análises, Inovação e Tecnologia em Ciências Naturais e Aplicadas da Universidade Estadual de Goiás (CAITec|UEG), vinculado ao Câmpus Central, com sede em Anápolis.
O CAiTec é constituído de um laboratório central, instalado no Centro de Pesquisa e Pós-graduação da UEG (CPPG) e de laboratórios adjuntos, localizados em outras edificações do Câmpus Central.
No laboratório central está instalada a maioria dos equipamentos e a parte administrativa do CAiTec e nos laboratórios adjuntos estão os equipamentos que necessitam de instalações específicas.
O CAiTec é formado por um consórcio de equipamentos instalados em diferentes ambientes do Câmpus Central, mas gerenciados pelo laboratório central.
Tem como missão fornecer infraestrutura para pesquisadores da UEG, realizar prestação de serviços para usuários de outras instituições/empresas – públicas ou privadas – e contribuir na formação de recursos humanos por meio dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da UEG.
Portanto, é o laboratório central que dá suporte tecnológico para o desenvolvimento de cooperações técnicas, projetos, dissertações e teses vinculados aos programas de pós-graduação do Câmpus Central.
Atualmente, o CAiTec dá suporte ao desenvolvimento de vários projetos de pesquisa e extensão vinculados à graduação e à pós-graduação e assim que a UEG tiver o apoio de uma fundação (em fase de credenciamento), o Centro também poderá disponibilizar esses equipamentos para a prestação de serviços para o público externo, principalmente às indústrias localizadas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) e de outros estados, cidades e outras instituições de ensino.
A Universidade Estadual de Goiás também vai usar o CAiTec para apoiar algumas empresas de pequeno e médio porte de Anápolis, como parte da formação de alunos da graduação e uma forma também de dar suporte, a princípio, para essas empresas. A ideia é que no momento sejam estabelecidas essas parcerias e quando for credenciada uma fundação de apoio, o CaiTec comece a prestar serviço para o público externo, em especial empresas. (Comunicação Setorial|UEG)