VERSÃO FLIP
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
Contexto

UEG vence barreiras com aulas remotas

de José Aurélio Mendes
4 de maio de 2020
em Educação, NOVO CORONAVÍRUS
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
ueg aulas remotas

Irani, de Campos Belos, é exemplo de superação.

A pandemia do coronavírus tem alterado rotinas, maneiras de se relacionar e de trabalhar e o isolamento social passou a ser uma arma contra o coronavírus. Não diferente, alunos e professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade, buscando soluções para que o aprendizado continue acontecendo por meio de aulas remotas.

A aluna Irany Pereira Martins, 27 anos, que está cursando o 3º período do Curso de Pedagogia na Unidade Universitária de Campos Belos, no nordeste goiano, é um exemplo de superação de dificuldades. Ela reside no Povoado Sobradinho, a 21 quilômetros de distância da cidade. A rotina de Irany se divide entre o trabalho na roça, plantando e colhendo mandioca, milho e arroz com a família, e as idas à cidade duas vezes por semana para buscar ajuda de um amigo, que empresta o sinal de internet para que ela faça as atividades propostas pelos professores. “Tenho compromisso e vontade de estudar e me formar, não só com objetivo de ter um diploma, mas ser uma futura profissional docente preparada e capacitada”, diz Irany. Ela explica que chegar à universidade não foi fácil, mas é um sonho que está realizando e que o esforço vale a pena.

ueg supera pandemia aulas virtuais
Professor Rosolindo Neto: “Respondemos às dúvidas pelo whats app”.

De acordo com o professor Rosolindo Neto de Souza Vila Real, das disciplinas Educação Especial e Inclusão e Atividade de Enriquecimento e Aprofundamento, mesmo com as dificuldades, Irany é a aluna mais pontual com as atividades. “O esforço dela serve de exemplo para os demais alunos do curso”, destaca o professor, que também teve que se adaptar a essa nova realidade de ter que ministrar aulas não presenciais. “Como utilizamos o WhatsApp como ferramenta de interação com os alunos, temos que estar atentos para atendê-los assim que nos procuram, pois nem todos têm acesso à internet o tempo todo”, explica.

Outro exemplo de superação vem do Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Pires do Rio, no sudeste do estado. Utilizando recursos tecnológicos, o aluno Higor Dias Caetano, de 20 anos, que é deficiente visual, tem participado das aulas e realizado as atividades com tranquilidade. Para acompanhar as mensagens escritas numa rede social, Higor utiliza um software leitor de tela de celulares. As aulas, ele acompanha por uma rede social e por uma plataforma de videoconferência. Para fazer as atividades, o aluno recorre a outra tecnologia assistiva para a escrita em braile. Higor diz que o esforço que faz será recompensado quando concluir o curso. “Meu sonho é poder me formar e atuar como professor de apoio e ensinar braile para estudantes com deficiência visual”, projeta.

Se por um lado as aulas teóricas são mais simples de serem ministradas remotamente, como ficam as práticas? Da Unidade Universitária de Porangatu, no norte do estado, vem o exemplo da professora Priscila Moraes Lima Assunção. No Curso de Educação Física, dentro da disciplina Ginástica em Academia, a professora teve que usar a criatividade para que os alunos pudessem colocar em prática as teorias. Segundo ela, a alternativa foi gravar vídeos curtos para demonstrar os exercícios para os alunos. Respeitando os cuidados de higiene e o uso de máscara, ela vai a uma academia da cidade para gravar as vídeo aulas que são postadas numa plataforma virtual. Um questionário sobre o vídeo é respondido pelos alunos e, no horário da aula, eles podem sanar as dúvidas por videoconferência ao vivo.

Já o professor Ademir Luiz,  do programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (Teccer) planejou e está colocando em prática a disciplina Escrita Criativa, em parceria com a União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO), da qual é presidente. A disciplina, que antes era presencial, teve que ser transformada e agora é ministrada a distância. O professor utiliza a biblioteca de casa para gravar as vídeo aulas. Com criatividade, Ademir chama a atenção dos alunos para aspectos importantes da escrita criativa. As aulas despertaram a atenção do Conselho de Cultura do Estado de Goiás, que entrou em contato com o professor para transformá-las em atividade oficial do calendário da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).

Esses exemplos mostram que o isolamento provocado pela pandemia do coronavírus não foi motivo para que alunos e professores parassem com as aulas e, com criatividade, permanecem unidos na busca pelo conhecimento.

Rótulos: coronadestaqueisolamentoremotauegvirtual

Mais Artigos

Unidade da UEG em Anápolis

UEG abre seleção para 300 vagas remanescentes do Vestibular 2025/2.Saiba mais!

de Redação
19 de agosto de 2025
0

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) informa que está aberto o edital de seleção para aproveitamento de vagas remanescentes do...

Augusto Ventura- Presidente da AEE- Arquivo-Divulgação

Mérito Científico homenageia personalidades e pesquisadores na UniEVANGÉLICA

de Claudius Brito
19 de agosto de 2025
0

A Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), realiza nesta terça-feira, 19 de agosto, às 19h,...

Pedro Negrini, de 8 anos, participou de uma edição passada da Olimpíada. Foto: Weimer Carvalho/Estadão

Educação Financeira em Jogo: Olimpíada Premia Jovens Investidores

de Redação
18 de agosto de 2025
0

Estudantes podem se inscrever na Olitef 2025 e concorrer a prêmios em títulos públicos. A Olimpíada Nacional de Educação Financeira...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Reprodução/Journal of Surgical Case Reports

    Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui