Mulheres valorosas tiveram reconhecimento da União Literária Anapolina (ULA), recentemente, com a entrega da Medalha de Mérito “Laurentina M. de Medeiros”, distinção que leva o nome da fundadora da entidade.
A União Literária Anapolina, a ULA, realizou no dia 27 de março último, uma noite de homenagem a quatro mulheres valorosas. Elas receberam da entidade a Medalha Distinção de Mérito “Laurentina M. de Medeiros”.
Dona Loló, como era mais conhecida, foi fundadora da ULA
Em 2018, na ocasião do Centenário de D. Loló, como parte das atividades, lembrou a atual presidente da ULA, natalina Fernandes, foi criada a Medalha de Honra ao Mérito. Todos os anos, no mês da mulher que é também aniversário de D. Loló, escolhemos quatro mulheres para serem homenageá-las com essa honraria. E tem acontecido. Elas recebem a medalha, um certificado e todo nosso carinho nesse dia especial”, ressaltou Natalina.
Veja, abaixo, um currículo abreviado das quatro homenageadas:
Ângela Maria Ferreira Buta
Nasceu em Anápolis, em 16 de agosto de 1953. Aos 15 anos, teve seu primeiro emprego de recepcionista e depois secretária, no Hospital Evangélico Goiano. Em 1972, após concluir, no período noturno, o Curso de Magistério, começou a lecionar na Escola Estadual Padre Trindade. Mais tarde, graduou-se em Direito pela UniEvangelica e, alguns anos depois, em Letras na UEG. Também se especializou em Literatura Brasileira e Metodologia do Trabalho Científico e, anos depois, fez mestrado em Educação com concentração em Psicanálise. Em 1982, casou-se e foi para Brasília, onde morou por 12 anos. Durante esse período, trabalhou na Embaixada da Coreia e foi professora de Português para o Ensino Médio em Valparaíso de Goiás. Teve três filhos: Mariângela e Maurílio Junior, atualmente advogados em Anápolis, e Marcos, engenheiro civil, residente em Goiânia. Esses filhos lhe deram cinco netos.
Jackeline Macedo
A paixão pelo desenvolvimento humano a levou a fazer Letras e ingressar na Educação, onde atuou por mais de trinta anos, tanto na regência da sala de aula, como na gestão de unidades escolares. Especializou-se em Administração Escolar, Orientação Educacional e Gestão de Pessoas e Processos. Fez Bacharelado em Teologia, Análise de Perfil Comportamental, Coaching e Psicanálise Clínica. Publicou quatro livros e fez programa de rádio por cinco anos, com o objetivo de encorajar a fé cristã. Mora em Anápolis, faz atendimentos terapêuticos individuais e em grupo, seminários e palestras, produzindo transformações significativas na vida das pessoas, auxiliando-as nos processos de autoconhecimento. É mãe da Priscilla, Rafael e Gabriel e avó da Ana Luiza, Filipe, Nicco e Zyan.
Maria Aparecida de Morais
Natural Anápolis, filha de Manuel Bueno de Morais e Maria Mendes de Morais, iniciou os estudos no Grupo Escolar Jad Salomão, posteriormente Colégio Estadual José Ludovico de Almeida e Colégio Cosmorama. Cursou Ciências Sociais F.F.B.S, atualmente UniEvangélica. Ingressou na Educação onde exerceu os cargos de professora e coordenadora pedagógica, também com formadora de Professores no curso de ProFormação. Foi também coordenadora de Merenda Escolar. Trabalhou na Secretaria da Educação, UniEvangélica e UEG nos cursos de História, Ciências Sociais. É especialista em História, Geografia, e Sociologia da Educação. Mestre em História pela Universidade de Brasília. Atualmente, aposentada, divide o tempo entre a família, amigos, alguns artesanatos ,igreja São Sebastião e a dança de salão (uma paixão). Gosta de música sertaneja e MPB em especial pela música do cantor e compositor Fagner.
Virginia Maria Pereira de Melo
Natural de Anápolis, é casada com Silvio Melo, tem 4 filhos (Flávia, Márcio, Gabriela e Natália), e nove netos. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília e mestre em Ciências da Educação Superior – Universidad de La Habana/ Universidade Católica de Goiás. Especialista em Psicologia Experimental (CEUB), Metodologia do Ensino Superior (ESEFEGO/FACEA) e Avaliação Institucional (UEG). Professora da Universidade Estadual de Goiás / UEG onde atua desde 1986 na área da docência (graduação e pós-graduação), na pesquisa e na gestão (diretora do Colégio de Aplicação da extinta Uniana. Professora na Universidade Evangélica de Goiás – UniEvangélica de 1987 a 2009. Secretária Municipal de Educação de Anápolis – GO, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.