O CONTEXTO Político registra que o prefeito Roberto Naves já está, com a sua equipe, trabalhando nos preparativos do aniversário de Anápolis. Na Câmara, teve imbróglio envolvendo o vereador Delcimar Fortunato e título a ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, que deu o que falar. E tem secretária indo para partido de olho em 2024.
Anápolis 116 anos

A Prefeitura já começa a trabalhar na elaboração da programação alusiva ao aniversário dos 116 de anos de emancipação de Anápolis.
O prefeito Roberto Naves já adiantou que deve constar nessa programação a assinatura de ordens de serviços de duas obras grandes: a trincheira na BR-153, que irá desafogar o tráfego de veículos no viaduto do Recanto do Sol e, também, a ponte estaiada, que fará ligação entre as regiões Sul e Oeste da cidade.
Além disso, já está sendo preparada a realização de mais uma edição do tradicional Arraiana, que é uma das festas de maior alcance social na região.
Com o Anápolis Investe em andamento, a expectativa é que seja uma programação bem ampla.
Despachante encrencado

O vereador Delcimar Fortunato (Avante), que se intitula como “despachante do povo”, se vê em maus lençóis.
Há alguns dias, ele teve sua imagem divulgada em redes sociais discutindo com pessoas que estavam em um bar, no fim de semana. Ele filmava um carro e, após a discussão, saiu do local num carro da Câmara Municipal, que estava estacionado na calçada.
Além disso, o vereador tem direcionado ataques a vários de seus pares na Casa de Leis, inclusive, na sessão de terça-feira (13/6), a discussão deu-se com o presidente Domingos Paula (PV), ao qual ele- Delcimar- teria feito ameaças em gabinete.
A destemperança do edil poderá lhe render problemas junto à Corregedoria/Conselho de ética e Decoro. E, mesmo que não haja alguma penalização, o desgaste político fica.
Esse é inevitável.
Título de Cidadão I

É salutar que a Câmara Municipal, com o devido amparo legal e dentro das suas prerrogativas regimentais, faça a concessão de títulos honoríficos.
Dentre eles, o de Cidadão Anapolino. Cada vereador apresenta a propositura de homenagem, a qual é submetida a votação em plenário.
Tudo dentro do rito e da legalidade.
Não é isso que se questiona, mas sim algumas escolhas de homenageados.
Alguns poucos, diga-se de passagem, que não têm folha de serviços prestados à altura da honraria.
Contudo, não é só uma escolha técnica, mas também política.
Título de Cidadão II
O título concedido ao ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha tem sido objeto de questionamentos nas redes sociais.
Não que ele não mereça, por ser uma liderança política nova em Goiás. Mas, porque a sua ligação com a cidade não tem vínculos maiores além do político.
Mas, na democracia, se respeita resultados. E que cada um faça sua própria avaliação. Agora, o que se espera é que, de fato, Mendanha faça por merecer o seu título e possa trabalhar em prol de Anápolis.
Conselho Tutelar
O processo de seleção para membros dos três conselhos tutelares de Anápolis acabou virando um verdadeiro imbróglio. A prova do certame teve 53 concorrentes.
Destes, 43 foram reprovados, 5 estiveram ausentes, 1 foi eliminado e apenas 4 foram aprovados.
Leia também: Mutirão de regularização beneficiará bairros neste fim de semana
O edital de seleção prevê a escolha de 15 membros titulares e igual número de suplentes. Na Câmara de Vereadores houve muitos questionamentos acerca do problema, sobretudo, em relação ao grau de dificuldade da prova e o número elevado de questões: 80.
Agora, é fato que o processo de escolha dos conselheiros tutelares deve ser mesmo criterioso, porque trata-se de um trabalho de largo alcance social.
Projeto Social
Na próxima segunda-feira (19/6), a secretária de integração, Eerizânia Freitas e a primeira-dama e deputada estadual, Vivian Naves, estarão na Câmara Municipal, antes da abertura da sessão ordinária, para entregar um projeto que altera a lei nº 4.055/2019, que dispõe sobre o serviço de acolhimento provisório denominado Família Acolhedora. Será alterado o valor da bolsa auxílio.
Na lei atual, o valor dessa bolsa é de R$ 698,60.
A proposta é que o valor seja de um salário-mínimo vigente.
Cotada

A secretária municipal da pasta de Integração, Eeriânia Freitas, pode se filiar ao Republicanos. Pelo menos, é a informação que corre nos bastidores políticos.
A vereadora Seliane da SOS, que é do partido, junto com o colega Reamilton Espíndola, confirma que está havendo essa tratativa, mas não está definido como ficará o comando do partido no Município.
Com essa filiação, Eerizânia poderá vir a disputar as eleições do ano que vem, seja para Vereadora, seja para Prefeita.
Aliás, é mais um nome que está dentro do grupo do prefeito Roberto Naves, para a sucessão municipal, em 2024.

- O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou requerimento para que o Governo estadual tome providências (urgentes) para a conclusão do anel viário de Anápolis.
- Antônio Gomide ressalta que as obras do anel viário se arrastam há anos, o que gera prejuízos não só ao trânsito da BR-060, mas também econômicos por impedir o desenvolvimento.
- Incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a Paixão de Cristo, realizada todos os anos no Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia. Esta é a proposta do deputado Bruno Peixoto (UB).
- A Câmara Municipal deve promover uma homenagem à passagem dos 75 anos de fundação da Associação Atlética Anapolina, a Rubra, a Xata, que tenta se reerguer dentro do futebol goiano.




