O número de brasileiros morando de aluguel atingiu 20,9% em 2022, de acordo com dados preliminares do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE. Em 2000, essa porcentagem era de 12,3%, evidenciando um crescimento significativo ao longo das décadas. Pessoas que vivem sozinhas (27,8%) ou em famílias monoparentais (35,8%) são os principais grupos que optam por aluguéis.
Preferência dos jovens
Os aluguéis também são preferidos por jovens de 25 a 29 anos, com 30,3% dessa faixa etária vivendo em imóveis alugados. Essa tendência reflete momentos como o ingresso no mercado de trabalho ou no ensino superior.
Cenário geral
O Brasil possui 16,1 milhões de domicílios alugados, representando 22,2% dos lares. No entanto, a maioria dos brasileiros ainda mora em imóveis próprios (71,3%). Dados sobre domicílios cedidos ou emprestados e condições de ocupação seguem sendo analisados pelo IBGE para definições futuras.
Os resultados finais do Censo 2022 ainda dependem de ajustes e consultas às prefeituras, com divulgação prevista para os próximos meses.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Justiça revoga prisão preventiva de Cacai Toledo após seis meses