A participação dos estudantes e professores proporcionou atendimentos em diversas frentes
Os cursos de Biomedicina (graduação online), Farmácia, Fisioterapia e Medicina da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) marcaram presença no Goiás Unido Contra o Diabetes, realizado no sábado, 29 de novembro, na Praça Cívica, em Goiânia. A iniciativa integrou a programação do Goiás Social e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), oferecendo serviços gratuitos voltados a pessoas com diabetes e à população em geral. O objetivo principal do evento foi promover ações integradas de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado em saúde, fortalecendo a qualidade de vida da população goiana e o compromisso extensionista das instituições envolvidas.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Sandro Dutra e Silva, participou da solenidade de abertura representando o reitor Carlos Hassel Mendes. Em sua fala, destacou que a UniEVANGÉLICA se uniu ao evento com o objetivo de contribuir para seu sucesso e reafirmou a disposição da instituição para parcerias futuras.
A participação dos estudantes e professores proporcionou atendimentos em diversas frentes, como aferição de glicemia e pressão arterial, avaliação antropométrica, orientações de saúde e apoio às equipes multiprofissionais do mutirão. Para o professor Lucas Danilo Dias, coordenador do curso de Farmácia, a presença da universidade reforça o papel social da instituição. “Mais uma vez, mostramos a importância da UniEVANGÉLICA em ações sociais que impactam diretamente a sociedade”, afirmou.
A iniciativa se justifica pelo crescente impacto do diabetes na saúde pública, especialmente entre populações vulneráveis, e pela necessidade de intensificar ações de prevenção, educação em saúde e acesso aos serviços básicos. Ao integrar o mutirão, a UniEVANGÉLICA ampliou a vivência prática dos acadêmicos, promoveu responsabilidade social e fortaleceu a articulação com instituições parceiras da rede pública, destacou o coordenador de Extensão.
Atendimentos no mutirão
De acordo com a SES-GO, o Goiás Unido Contra o Diabetes realizou 1.115 atendimentos e exames, envolvendo equipes de diversas unidades hospitalares e instituições de ensino superior, entre elas a UniEVANGÉLICA, a PUC-GO e o Laboratório Núcleo.
Para pessoas com diabetes, os serviços incluíram mapeamento de retina, avaliação do pé diabético, ecodopplers, eletrocardiogramas, coletas laboratoriais, avaliação nefrológica e encaminhamento para tratamento especializado. Só em oftalmologia, foram 522 atendimentos.
A população em geral também recebeu cuidados por meio da Feira da Saúde, com 322 atendimentos, incluindo aferição de glicemia e pressão arterial, orientações nutricionais e oficinas educativas.
Um problema crescente
Em Goiás, cerca de 600 mil pessoas vivem com diabetes. No Brasil, são 16,6 milhões, colocando o país em 6º lugar no ranking mundial. O diabetes tipo 2 representa 90% dos casos, associado ao sedentarismo, alimentação inadequada e obesidade.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.






