O Movimento Pestalozziano promove o seu primeiro Seminário pela Inclusão Plena, com o tema “Inclusão Plena – Conhecer para Tratar”, nos dias 21 e 22 de agosto, na cidade de Anápolis. O evento contará com palestras de especialistas nacionais e internacionais, discutindo estratégias de inclusão e manejo para famílias, educadores e profissionais.
Abertura oficial
O seminário começará no dia 21, às 19h, no auditório Richard Senn, localizado na Univangélica. Para participar, é necessário realizar o credenciamento a partir das 18h e contribuir com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão direcionados a famílias atendidas pela Associação Pestalozzi. A abertura contará com Antônio José, diretor da Secretaria de Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos. Antônio José, que é cego, abordará o Código Brasileiro de Inclusão (CBI), fruto de sua participação direta na elaboração.

O foco no autismo
No segundo dia, o destaque será a presença do Dr. José Raimundo Facion, membro do Conselho Científico da Federação Nacional das Associações Pestalozzi. Formado na Alemanha, Facion é doutor e pós-doutor e atua com especialização no autismo de nível de suporte 3. Sua palestra trará esclarecimentos sobre estratégias de intervenção e contenção em ambientes como escolas e no mercado de trabalho. Além disso, ele discutirá os desafios no diagnóstico, que, muitas vezes, pode confundir sintomas com outros fatores correlatos enfrentados pelas famílias.
Impacto social
Segundo anunciou a presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Estado de Goiás, professora Geli Saches, “o evento servirá como importante marco na consolidação de debates sobre os direitos e o empoderamento das pessoas com deficiência”. De acordo com a presidente, os participantes receberão certificados de participação e declaração de comparecimento para trabalho, promovendo o engajamento de famílias, educadores e profissionais que atuam no acolhimento e no incentivo à inclusão.
Movimento Pestalozziano
Inspirado no pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi, o Movimento Pestalozziano atua desde 1926 com serviços de saúde, educação e assistência social. A organização promove os direitos de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, visando a inclusão e a autonomia. O evento reforça a missão da ONG em conscientizar e preparar a sociedade para enfrentar os desafios da inclusão de forma plena.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.