Edição mensal é exibida nas redes sociais sempre trazendo um tema relevante da medicina
Idealizado em 2021 pelo setor de Relacionamento com o Cooperado da Unimed Anápolis, o programa Papo Médico está prestes a completar dois anos, cumprindo o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre diversos assuntos relacionados à saúde, além de interagir com o público através das redes sociais. Os membros participantes do projeto são componentes do Comitê de Admissão e Educação, Setor de Relacionamento com o Cooperado e Setor de Marketing.
O programa tem a abordagem de entrevistas com os médicos cooperados da Unimed Anápolis com temas que discutem sobre a saúde da população. A estratégia de escolha dos temas no ano de 2023 tem sido seguir os calendários das cores, utilizado pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de cada especialidade médica. Desta forma, o programa Papo Médico facilita a interação dos médicos cooperados com o público em geral e os beneficiários da Unimed Anápolis, criando assim um vínculo de confiança entre médico e paciente.
Segundo os idealizadores do programa, as entrevistas refletem ainda a missão da Unimed Anápolis, que é proporcionar melhor qualidade de vida para toda a comunidade, contribuindo diretamente com o alcance desse objetivo. A entrevista com a psiquiatra Camilla Oliveira Otoni reflete bem o que é esse esforço. A presença dela na última edição encerrou a campanha do Janeiro Branco. O slogan da campanha deste ano foi “A Vida pede Equilíbrio” e foi nesse sentido que a entrevista, conduzida pela jornalista Luzilene Almeida, foi pautada. Já à disposição do público através das redes sociais da Unimed, o vídeo mostra as explicações da psiquiatra frente às dúvidas formuladas por espectadores do programa Papo Médico.

Janeiro Branco
À princípio, Camilla falou sobre as pressões enfrentadas por qualquer adulto. Os reflexos da pandemia, a criação dos filhos, doenças, crises financeiras ou nos relacionamentos, dificuldades no trabalho, processos judiciais, trânsito e as incertezas diante do futuro. “Todos nós ficamos estressados e estamos sobrecarregados. Mas nem todos vão perder a saúde mental, embora seja comum. A diferença está em como lidar com esses problemas”, explicou ela. Camilla também explorou o universo infantil. Para ela é na infância e adolescência que aparecem os sinais de que algo não vai bem. “Os pais precisam estar atentos e recorrer o quanto antes aos profissionais da área, sejam assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais ou psiquiatras”, completou.
Fevereiro Roxo
Para este mês de fevereiro foram previstos dois programas. Um sobre Leucemia, que será divulgado em breve, e outro sobre Alzheimer, que acaba de entrar nas redes sociais da Unimed Anápolis com o neurologista Kaio Tosta, cooperado desde 2017. Segundo ele, 7% das pessoas acima de 65 anos desenvolvem a doença, embora não seja um mal exclusivo de idosos. No mundo, 36 milhões de indivíduos estão diagnosticados. Número que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve dobrar em 2030 e triplicar em 2050. Durante a entrevista, Kaio falou sobre como diagnosticar o paciente, os sintomas e causas, além dos fatores de risco e as formas de se prevenir. Informações expostas de formas muito simples para que toda a sociedade possa se conscientizar sobre o que é o problema. “Como toda doença, se diagnosticado no início, pode ter seu avanço atrasado ou mesmo pode dar à família uma melhor condição de se preparar para enfrentar cada fase da doença”, explicou o neurologista.
Com o número de visualizações crescendo, a equipe técnica comemora. “O projeto contempla apenas um programa por mês. Mas, excepcionalmente estão sendo feitos dois neste mês de fevereiro. Por causa do papel que assumiu e também seu sucesso e repercussão, é natural que a demanda aumente ao longo do tempo. Estamos preparados para isso”, disse o médico Elias Hanna, que é um dos responsáveis e idealizadores do Papo Médico. Para acompanhar os já postados e os episódios que ainda virão, basta acessar Unimed Anápolis no Youtube ou os endereços:
https://www.facebook.com/UnimedAnapoliss
https://www.instagram.com/unimedanapolis/




