Em Goiás, os casos e mortes por câncer de colo do útero seguem elevados: foram 961 casos e 249 óbitos em 2023.
A Secretaria da Saúde de Goiás prorrogou até dezembro a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que não se imunizaram na faixa etária recomendada. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e busca ampliar a proteção contra o vírus, responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero.
A vacina continua disponível gratuitamente nos mais de mil postos de saúde do Estado. Na rede privada, o valor da dose pode chegar a R$ 900. A vacinação de rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos permanece ativa, com dose única.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e pode causar verrugas genitais e diversos tipos de câncer, como ânus, pênis, boca, garganta e colo do útero.
Para se vacinar, basta apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação. A cobertura vacinal ainda é considerada baixa: em 2024, 81,25% das mulheres e 67,71% dos homens foram imunizados. A ampliação da faixa etária busca aumentar essa proteção coletiva.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.