No início do mês passado foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, nós, do PORTAL CONTEXTO, separamos “maravilhas” naturais locais para você ficar antenado sobre lugares que você, talvez, nem tenha ouvido falar.
Goiás é um lugar rico e cheio de belezas naturais, tendo, inclusive, lugares que são reconhecidos como Patrimônios Mundiais Naturais da Humanidade, pela Unesco, e que são dignos de serem sempre lembrados e preservados. Sua vasta fauna e flora estão entre as maiores do mundo quando o assunto é biodiversidade.
Já chame a família, os amigos, e programe sua viagem de férias por essa imensa maravilha chamada Goiás.
Cachoeira Corumbá de Goiás

A beleza da cachoeira Corumbá de Goiás é tamanha que ela foi capa da edição de dezembro de 2015 de uma das maiores revistas de viagens do mundo, a Traveler, da National Geographic. Com 50 metros de queda, a Corumbá de Goiás é apenas uma das 7 cachoeiras que abriga a Salto de Corumbá Camping Clube Hotel, localizada na cidade de Corumbá.
Corumbá de Goiás fica a – mais ou menos – 54km de Anápolis.
Cachoeira Santa Bárbara – Cavalcante

O lugar faz parte do complexo de cachoeiras do Rio Prata e reserva belas paisagens com vários poços para banhos e vegetação muito preservada. Localizada a 26 km de Cavalcante, com acesso por uma estradinha de terra que dá acesso ao lugar de beleza exuberante. Apesar da relativa dificuldade para chegar até lá, o programa vale (e muito) qualquer sacrifício. Após chegada ao Engenho II o visitante aproximadamente 6 km a pé em trilha com nível moderado.
Cavalcante fica a 460km de Anápolis.
Salto do Itiquira – Formosa

É um achado de tirar o fôlego em uma região privilegiada com muitas belezas. Cravado no Parque Municipal do Itiquira, a cachoeira tem 168m de queda livre, sendo a 7ª maior queda do país e a maior em fácil acesso do Brasil. Ainda pouco visitada pelos goianos, o lugar já foi descoberto por estrangeiros que chegam de várias partes do mundo. Uma dica preciosa é fazer a visita pela manhã, quando as gotículas de água formam um arco-íris na base do salto e, também, observar a revoada de andorinhas, compondo um cenário simplesmente incrível.
Formosa fica a 240km de Anápolis.
Lago das Brisas – Buriti Alegre

O grande lago é ideal para a prática de esportes náuticos, pesca esportiva e atrai turistas de todas as partes. Mansões, pousadas e praias fazem parte da paisagem às margens de um dos mais belos cartões postais goianos.
Buriti fica a 238km de Anápolis.
Cachoeira Santa Maria – Pirenópolis

Entre tantos atrativos incríveis na cidade, a linda cachoeira Santa Maria se destaca. Para chegar até lá, o caminho é bem simples e rápido. Uma trilha leve de apenas 500 metros leva a um grande banco de areia que forma uma espécie de praia de água doce e corrente. Perfeito para um banho! No melhor programa sombra e água fresca, o visitante conta com espaço para descansar e aproveitar o melhor do lugar, inclusive a visão para os 8 metros de queda d’água. A trilha dura menos de 10 minutos e o caminho é bem preparado para qualquer pessoa, inclusive com dificuldades de locomoção.
Pirenópolis fica a – mais ou menos – 64km de Anápolis.
Rio Araguaia – Aruanã/São Miguel do Araguaia

O pôr do sol visto das margens do rio Araguaia é uma das imagens mais belas captadas por turistas. É possível presenciar esse momento único das cidades de São Miguel do Araguaia e de Aruanã, já que ambas são banhadas pelo rio Araguaia e destinos que são referência no turismo de pesca.
São Miguel fica a 530km de Anápolis, já Aruanã fica a 330km.
Parque Nacional das Emas – Mineiros

Uma das paisagens reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. Cachoeiras, chapadas, rios e muitas belezas naturais fazem do Parque Nacional das Emas um destino incrível. Mas, um fenômeno que só acontece por lá torna o local ainda mais especial: o Parque das Emas é a única área do cerrado onde é possível presenciar o raro e belíssimo fenômeno da bioluminescência, quando os cupinzeiros ficam iluminados pela luz das larvas de vagalumes.
Mineiros fica a 488km de Anápolis.
Parque Estadual do Terra Ronca – São Domingos

Constituído por inúmeras grutas de cerca de 620 milhões de anos, banhadas por águas límpidas e mornas, o Parque Estadual do Terra Ronca está localizado na cidade de São Domingos. O Parque é um dos maiores complexos espeleológicos da América Latina, abrigando 4 das 10 maiores grutas do Brasil.
São Domingo fica a pouco mais de 580 km de Anápolis.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Cavalcante/Alto Paraíso

Listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001 (“valor universal excepcional”), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma reserva ecológica que abrange uma área de mais de 65 mil hectares dos municípios de Cavalcante (60%) e Alto Paraíso de Goiás (40%), na região central do Brasil, estado de Goiás.
Ele está dentro da chamada Chapada dos Veadeiros, uma região de Cerrado de altitude. É é hoje um destino procurado por milhões de turistas brasileiros e estrangeiros que vão em busca de aventura e um contato mais íntimo com as riquezas naturais do local.
Cavalcante fica a 460km de Anapolis, já Alto Paraíso fica a – mais ou menos – 400km.