O contribuinte que ainda não pagou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode fazê-lo até na data de hoje (14/08), gozando do desconto de 10% e, em alguns casos, de mais 5%, dentro do programa Contribuinte Legal, que contempla os pagadores do tributo que estão em dia com a Fazenda Municipal.
O Diretor da Receita da Prefeitura de Anápolis, Olisomar Pires, alerta que os descontos citados valem somente para o pagamento à vista do tributo. O calendário para o pagamento parcelado não sofreu alteração e, portanto, os prazos de vencimento continuam vigentes.
A primeira data fixada para o pagamento à vista (e também da primeira parcela), foi em 13 de abril último. Entretanto, devido à pandemia do coronavírus, o prefeito Roberto Naves baixou decreto (nº 44.783/2020) estendendo o prazo para o pagamento à vista para o dia 13 de julho. Logo depois, um novo decreto (nº 45.060/2020) reformou o prazo para 14 de agosto. Agora, não haverá mais prorrogação do prazo, conforme afiançou o diretor da Receita.
Para fazer o pagamento, o contribuinte deve emitir um novo boleto pelo Portal do Cidadão, acessando o site da Prefeitura (www.anapolis.go.gov.br), informando o número da Inscrição Municipal. Se a pessoa não tiver acesso ou não souber como proceder para ter a guia de pagamento, em caráter excepcional, a Receita Municipal estará fazendo o atendimento presencial no Centro Administrativo, na Avenida Brasil, na região central, excepcionalmente, para atender esses casos.
O IPTU/ITU é a principal fonte de arrecadação própria do Município. É com os recursos pagos pelos contribuintes que a Prefeitura realiza obra e serviços nos mais diversos setores da Administração.