Entre os vereadores que já apresentaram requerimentos estão Jakson Charles (PSB), Alex Martins (PP), Leitão do Sindicato (Avante), Ananias Júnior (Agir), Rimet Jules (PT), Jean Carlos (PL), João da Luz (Cidadania), Wederson Lopes (União Brasil), Policial Federal Suender (PL) e Reamilton do Autismo (Podemos).
O Regimento Interno da Câmara de Anápolis define no artigo 128 que o requerimento é uma proposição onde o vereador sugere medidas de interesse público, manifestando-se sobre qualquer assunto de interesse comunitário, abrangendo os aspectos econômico, social, político e das atividades internas do Poder Legislativo.
Principais Requerimentos
Os pedidos mais frequentes referem-se à presença de equipes de tapa buracos em ruas específicas da cidade, tema que já conta com 46 requerimentos. Outro serviço público bastante solicitado é a roçagem, com 20 proposituras, ambos justificados pela época do ano, já que as chuvas constantes provocam buracos em ruas sem drenagem e o mato cresce rapidamente em lotes baldios.
Outras demandas incluem questões de trânsito, como pedidos de colocação de quebra-molas, mudanças em lombadas eletrônicas e implantação de sinalizações em vias da cidade. Além disso, os vereadores cobram serviços de saneamento básico, solicitando da Saneago a instalação de redes de esgoto, e da Equatorial, a manutenção de postes.
Processo Legislativo
Há ainda pedidos de troca de lâmpadas, implantação de praças, desassoreamento de córregos, limpeza de pisos de feirões, construção de abrigos em pontos de ônibus, retirada de entulhos, desobstrução de bocas de lobo e distribuição de cestas básicas.
Os requerimentos, uma vez redigidos pelos vereadores, passam pela análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) antes de serem enviados para votação em plenário. Quando aprovados, seguem para o órgão competente, responsável por resolver o problema apontado.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Oportunidade cultural gratuita: Inscrições abertas para as Escolas de Artes de Anápolis