As câmeras, operantes 24 horas, permitem que qualquer atividade suspeita seja rapidamente comunicada à polícia, facilitando a prevenção e a resolução de crimes. Além disso, o observatório usa um ônibus de videomonitoramento para apoiar eventos municipais.
Leia também: Receita Federal alerta sobre sites fakes que simulam programa gerador de guias do MEI
O serviço é feito por uma equipe que inclui Policiais Militares e membros da Associação de Deficientes Físicos de Anápolis (ADA). Eles analisam imagens em tempo real para traçar estratégias contra a violência e a insegurança, ajudando também nas investigações criminais e na prevenção de furtos e roubos.
Central
Trabalhando em conjunto com as forças de segurança, a Central de Videomonitoramento contribuiu para uma redução significativa dos índices de criminalidade. Os homicídios, por exemplo, diminuíram 81,5% nos últimos sete anos, passando de 195 em 2016 para 36 no ano passado. Em 2023, não houve registros de latrocínios ou roubos de carga, e todos os outros indicadores criminais apresentaram queda.
O prefeito Roberto Naves destaca o impacto positivo dos investimentos em tecnologia e da Força Tática Municipal. Ele afirma que essas medidas devolveram a sensação de segurança aos moradores, permitindo que as pessoas se locomovam tranquilamente pela cidade.