VERSÃO FLIP
domingo, 22 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 22 de fevereiro, 2026
Contexto

Vivian Naves já coleciona bom número de projetos aprovados no mandato

de Nilton Pereira
20 de abril de 2024
em ALEGO
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
1
Principais projetos são da área social

Principais projetos são da área social

Parlamentar tem atuação destacada no Plenário da Assembleia Legislativa, com alto índice de aproveitamento

Estreante na política e com apenas um ano e três meses de mandato, a deputada estadual Vivian Naves (PP), Primeira Dama de Anápolis tem conseguido feitos que poucos políticos experientes alcançam. Propostas e ideias de sua iniciativa, ao longo desse curto período, foram transformados em projetos, votados e aprovados pelo Plenário da Assembleia Legislativa e sancionados pelo Governador Ronaldo Caiado. O índice de aproveitamento é um dos um dos maiores da história do Legislativo Estadual. Poucos  políticos, em tão curto espaço de tempo, conseguiram “emplacar” tantas leis estaduais. Mesmo com a concorrência de 40 outros deputados, Vivian Naves alcançou a façanha de ver aprovadas, pelo menos, quatro leis de sua autoria e o encaminhamento de várias outras propostas, todas elas alicerçadas em conteúdos que sinalizam para futuras aprovações também.

É de autoria de Vivan Naves, por exemplo, a Lei de número 22.436, datada de 05 de dezembro, de 2023 que inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o Arraiana, realizado em Anápolis. Trata-se da efetivação de um projeto que insere, perenemente, a festa popular de Anápolis na grade de eventos socio-recreativos e culturais do Estado, o que amplia a dimensão de uma festa genuinamente anapolina, mas que, ganhou espaço e todo o Estado de Goiás.

Antes disso, entretanto, a deputada Vivian Naves viu outras propostas de sua autoria serem transformadas, também, em leis estaduais. É o caso da Lei de número 22.190, aprovada em 7 de agosto de 2023 que altera a Lei Estadual 19.197, de 07 de janeiro de 2016, que institui a Política Estadual de Atenção Integral aos Portadores de Fibromialgia. Para os efeitos da referida lei, considera-se pessoa com fibromialgia aquela que, avaliada por médico reumatologista, fisiatra ou com especialização em dor crônica, preencha os requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia ou órgão que a venha substituir”. Trata-se de um projeto de alcance social relevante, tendo em vista os efeitos que esta enfermidade provoca em grande parcela da população brasileira.

Outras leis

Também, tem a assinatura da deputada Vivian Naves, a Lei de número 22.597, de 05 de abril último,  que institui  o “Selo Pró-Mulher”. Trata-se da uma certificação a ser outorgada às empresas, bem como às entidades governamentais e sociais que contribuam para a formação, qualificação, preparação e inserção da mulher vítima de violência doméstica no mercado de trabalho. O texto assegura que para adquirir o Selo “Pró-Mulher”, as empresas e entidades mencionadas deverão  manter o ambiente de trabalho compatível com as regras relativas à medicina do trabalho, à integridade física e emocional e à dignidade da pessoa humana da mulher; apoiar, efetivamente, as funcionárias de seu quadro de pessoal e as que prestem serviços no seu estabelecimento, em caso de assédio, violência física, psicológica ou qualquer violação de seus direitos no local de trabalho; observar a igualdade de gênero em termos remuneratórios; desenvolver cursos de qualificação profissional voltados à inclusão e ao desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho;  ofertar cursos de capacitação para mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual; acolher mulheres vítimas de violência doméstica; divulgar e incentivar o direito à licença maternidade, à amamentação e à licença paternidade e parental.

Mais ainda, promover projetos ou programas de prevenção e combate ao assédio moral ou sexual, à violência e à violação de direitos da mulher; divulgar, interna e externamente, as ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher e manter parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas que tenham como objeto a defesa dos direitos da mulher. O Artigo 3º estabelece que as empresas e entidades que receberem o Selo “Pró Mulher” poderão utilizá-lo em sua publicidade. Segundo a Lei,  o Selo terá a validade de  um ano e poderá ser renovado por meio da comprovação do atendimento aos requisitos. A forma de outorga do Selo “Pró-Mulher” bem como a fiscalização do cumprimento da Lei serão regulamentadas pelo órgão competente.

Outra iniciativa da deputada Vivian Naves, considerada de efetivo alcance social  é a Lei de número  22.604, aprovada em 09 de abril último. Ela altera a Lei nº 21.104, de 23 de setembro de 2021, que institui o Código de Bem-Estar Animal e acrescenta ao texto, a obrigação de os animais terem atendimento preferencial, em estabelecimentos públicos ou privados, em casos de emergência de primeiros socorros, avaliação clínica, vacinação antirrábica e esterilização.

Rótulos: aNÁPOLISbrasilcapadestaqueeconomiagoias

Mais Artigos

Foto – Crédito: Secom/GO

Abertura do período legislativo na Alego dá o tom do debate no ano eleitoral

de Orisvaldo Pires
20 de fevereiro de 2026
0

Tensão política marca início das sessões na Assembleia Legislativa O ato deveria ter caráter festivo, mas a cerimônia de abertura...

Deputados aprovaram as novas alíquotas e aumentos virão no começo de 2026. Imagem: Reprodução

Atualização de alíquotas do ICMS dos combustíveis e gás de cozinha tem aprovação na Alego

de Redação
5 de dezembro de 2025
0

A matéria, do governo estadual, desencadeou debates entre parlamentares de situação e de oposição no Legislativo goiano A proposta do...

Assembleia Legislativa de Goiás- Divulgação

Sites fraudulentos que simulavam inscrições do concurso da Alego são retirados do ar

de Redação
26 de novembro de 2025
0

Os sites fraudulentos que simulavam as inscrições do concurso público da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foram retirados...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Ilustrativa/Reprodução

    Programa federal destina 100 casas à zona rural de Anápolis; inscrições estão abertas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Justiça em Anápolis aplica “Maria da Penha” e concede proteção a homem após fim de relação

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Performance no Goianão garante à Anapolina calendário nacional para 2027

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inscrições para seleção de Analistas de Esporte em Anápolis encerram no dia 20

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mpox: conheça os sinais e sintomas e como se pega a doença

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui