VERSÃO FLIP
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
Contexto

Vivian Naves já coleciona bom número de projetos aprovados no mandato

de Nilton Pereira
20 de abril de 2024
em ALEGO
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
1
Principais projetos são da área social

Principais projetos são da área social

Parlamentar tem atuação destacada no Plenário da Assembleia Legislativa, com alto índice de aproveitamento

Estreante na política e com apenas um ano e três meses de mandato, a deputada estadual Vivian Naves (PP), Primeira Dama de Anápolis tem conseguido feitos que poucos políticos experientes alcançam. Propostas e ideias de sua iniciativa, ao longo desse curto período, foram transformados em projetos, votados e aprovados pelo Plenário da Assembleia Legislativa e sancionados pelo Governador Ronaldo Caiado. O índice de aproveitamento é um dos um dos maiores da história do Legislativo Estadual. Poucos  políticos, em tão curto espaço de tempo, conseguiram “emplacar” tantas leis estaduais. Mesmo com a concorrência de 40 outros deputados, Vivian Naves alcançou a façanha de ver aprovadas, pelo menos, quatro leis de sua autoria e o encaminhamento de várias outras propostas, todas elas alicerçadas em conteúdos que sinalizam para futuras aprovações também.

É de autoria de Vivan Naves, por exemplo, a Lei de número 22.436, datada de 05 de dezembro, de 2023 que inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o Arraiana, realizado em Anápolis. Trata-se da efetivação de um projeto que insere, perenemente, a festa popular de Anápolis na grade de eventos socio-recreativos e culturais do Estado, o que amplia a dimensão de uma festa genuinamente anapolina, mas que, ganhou espaço e todo o Estado de Goiás.

Antes disso, entretanto, a deputada Vivian Naves viu outras propostas de sua autoria serem transformadas, também, em leis estaduais. É o caso da Lei de número 22.190, aprovada em 7 de agosto de 2023 que altera a Lei Estadual 19.197, de 07 de janeiro de 2016, que institui a Política Estadual de Atenção Integral aos Portadores de Fibromialgia. Para os efeitos da referida lei, considera-se pessoa com fibromialgia aquela que, avaliada por médico reumatologista, fisiatra ou com especialização em dor crônica, preencha os requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia ou órgão que a venha substituir”. Trata-se de um projeto de alcance social relevante, tendo em vista os efeitos que esta enfermidade provoca em grande parcela da população brasileira.

Outras leis

Também, tem a assinatura da deputada Vivian Naves, a Lei de número 22.597, de 05 de abril último,  que institui  o “Selo Pró-Mulher”. Trata-se da uma certificação a ser outorgada às empresas, bem como às entidades governamentais e sociais que contribuam para a formação, qualificação, preparação e inserção da mulher vítima de violência doméstica no mercado de trabalho. O texto assegura que para adquirir o Selo “Pró-Mulher”, as empresas e entidades mencionadas deverão  manter o ambiente de trabalho compatível com as regras relativas à medicina do trabalho, à integridade física e emocional e à dignidade da pessoa humana da mulher; apoiar, efetivamente, as funcionárias de seu quadro de pessoal e as que prestem serviços no seu estabelecimento, em caso de assédio, violência física, psicológica ou qualquer violação de seus direitos no local de trabalho; observar a igualdade de gênero em termos remuneratórios; desenvolver cursos de qualificação profissional voltados à inclusão e ao desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho;  ofertar cursos de capacitação para mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual; acolher mulheres vítimas de violência doméstica; divulgar e incentivar o direito à licença maternidade, à amamentação e à licença paternidade e parental.

Mais ainda, promover projetos ou programas de prevenção e combate ao assédio moral ou sexual, à violência e à violação de direitos da mulher; divulgar, interna e externamente, as ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher e manter parcerias com órgãos e instituições públicas e privadas que tenham como objeto a defesa dos direitos da mulher. O Artigo 3º estabelece que as empresas e entidades que receberem o Selo “Pró Mulher” poderão utilizá-lo em sua publicidade. Segundo a Lei,  o Selo terá a validade de  um ano e poderá ser renovado por meio da comprovação do atendimento aos requisitos. A forma de outorga do Selo “Pró-Mulher” bem como a fiscalização do cumprimento da Lei serão regulamentadas pelo órgão competente.

Outra iniciativa da deputada Vivian Naves, considerada de efetivo alcance social  é a Lei de número  22.604, aprovada em 09 de abril último. Ela altera a Lei nº 21.104, de 23 de setembro de 2021, que institui o Código de Bem-Estar Animal e acrescenta ao texto, a obrigação de os animais terem atendimento preferencial, em estabelecimentos públicos ou privados, em casos de emergência de primeiros socorros, avaliação clínica, vacinação antirrábica e esterilização.

Rótulos: aNÁPOLISbrasilcapadestaqueeconomiagoias

Mais Artigos

Deputados Aqui- Alego- Divulgação-Arquivo

Anápolis recebe edição do programa Deputados Aqui, com vários serviços gratuitos

de Claudius Brito
22 de julho de 2025
0

No próximo sábado, 26, a programação do aniversário dos 118 anos de Anápolis abre espaço para o programa Deputados Aqui,...

Deputada Vivian Naves- Foto Carlos Costa-Alego

Vivian Naves propõe projeto que busca adequar cadastros à diversidade familiar

de Claudius Brito
16 de julho de 2025
0

Encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 13239/25, da deputada Vivian Naves (PP),...

Imagem de carro sendo guinchado (ilustração)

Sob condição, projeto proíbe remoção de veículo estacionado em local proibido. Entenda!

de Claudius Brito
26 de março de 2025
0

A Assembleia Legislativa de Goiás (alego) realiza nesta 4ª-feira, 26/3, sessão deliberativa com 49 proposições legislativas aptas a análise. Entre...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Reprodução/Journal of Surgical Case Reports

    Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui