VERSÃO FLIP
quinta-feira, 12 de março, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 12 de março, 2026
Contexto

Você gostaria de desaparecer? – Por Samuel Vieira

de Samuel Vieira
11 de janeiro de 2025
em Artigo
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Quem nunca pensou em desaparecer um dia? Pegar um ônibus, viajar quatro dias para Manaus. Depois pegar uma balsa e viajar sete dias em meio aos rios famosos do Amazonas ou, quem sabe, ir para o Oriente Médio, Europa, para uma das ilhas do Caribe? “Me levar para um passeio, sem pisar o pé no freio, sem pensar no fim” é a música conhecida de Flávio Leandro.

A fuga é uma hipótese sempre levada em consideração quando atravessamos crises, angústias, perseguições, divórcio, falência, luto, etc. Muitos que integram as estatísticas dos desaparecidos podem, sim, fazer parte do grupo dos desiludidos ou mesmo do grupo de pessoas que, em busca de uma aventura radical, tenta construir uma nova identidade, um avatar. Elas, simplesmente, buscam um jeito de desaparecer.

No Japão, a prática é bem mais comum do que em outros países e acontece há décadas. Japoneses pagam para sumir e começar uma nova vida sem deixar rastros. Esse aspecto cultural é tão conhecido que gerou o movimento chamado jouhatsu (evaporação). Nele, os adeptos escolhem desaparecer e abandonar o estilo de vida, a casa e a família que têm. A ideia é trilhar um novo caminho sem olhar para trás.

As motivações que levam à “evaporação” geralmente são negativas: desilusão amorosa, questões financeiras, conflitos familiares ou dificuldade para corresponder às expectativas da família. Cerca de 100 mil pessoas fogem de suas casas sem deixar vestígios todos os anos.

No Japão é mais fácil “evaporar” do que em outros países porque a privacidade do japonês é um fator inegociável e isso dificulta eventuais buscas. Eles podem sacar dinheiro em caixas eletrônicos sem serem descobertos e os membros da família não podem requerer as filmagens legalmente. As autoridades não se envolvem nesses casos, a não ser que suspeitem de algo grave.

Há até mesmo ajuda profissional de empresas que planejam a fuga, como a conhecida Yonigi-ya – cujo nome significa “fugir à noite”. A empresa planeja o horário de mudança adequado e analisa se o tempo de movimentação é suficiente para evitar o perigo de ser descoberto. Como parte do pacote, oferece transporte e hospedagem,locomoção e acomodação para que o cliente não seja encontrado, nem rastreado. Os valores cobrados variam de 450 a 2.600 dólares.

E você, gostaria de desaparecer? Quando o rei Davi estava sendo perseguido pelo seu filho Absalão, desabafou: “Quem dera eu tivesse asas como a pomba, voaria para longe e encontraria descanso. Sim, fugiria para bem longe, para o sossego do deserto. Sim, eu me apressaria em escapar para um lugar distante do vendaval e da tempestade.” (Salmos 55.6-8) É muito importante lembrar que fuga nunca foi uma opção inteligente. Nosso passado nos acompanhará, sempre. Então, o melhor caminho é enfrentar a dor e a frustração, procurar ajuda e superar a crise… Se depois disto, resolvido o problema do coração, você ainda quiser fugir… pode ser interessante.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: capa

Mais Artigos

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Escalada bélica

de Vander Lúcio Barbosa
8 de março de 2026
0

Conflitos e guerras se espalham ao redor do mundo. Mais recentemente, os ataques dos Estados Unidos e Israel ao Irã...

A transformação do mercado de veículos

de Valeriano Sahium
8 de março de 2026
0

Durante décadas, o consumidor brasileiro conviveu com opções bastante restritas no mercado automotivo. A escolha, na prática, girava em torno...

Imagem: Reprodução

Espírito empreendedor nato – Por Moacir de Melo                                              

de Moacir Lázaro de Melo
6 de março de 2026
0

Moacir de Melo O que Giovana Delgado (11 anos), Marina Vieira (11) anos, Laís Amaral (10 anos), Maria Vitória (11...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Espírito empreendedor nato – Por Moacir de Melo                                              

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Drama no Morro da Capuava: cegueira repentina muda destino de família em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • EUA avançam para classificar PCC e CV como terroristas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis se despede de Humberto El Zayek, publicitário que espalhou alegria e solidariedade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara Municipal de Anápolis homenageia o legado do Rotary

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui