Muita gente não sabe, mas existe um ramo de atividade definido para cuidar desses males nos pés e também das mãos: a podologia. A propósito, no último 04 de dezembro foi comemorado o Dia do Podólogo. Em Anápolis existem pelo menos cinco empresas especializadas no assunto. Uma delas é a Clinicalos, administrada pela técnica Nilza de Fátima da Silva, 44, acadêmica do Curso de Gestão em Podologia pela Faculdade Integrada de Goiás.
Nilza explica que o podólogo é um técnico ligado a área saúde que tem como principal objetivo prevenir e tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante o levantamento de dados e efetuar o respectivo tratamento. Sempre que necessário, o tratamento é acompanhado por dermatologista ou outros profissionais médicos.
Podologista e Pedicure
É importante destacar as diferenças que existem entre estes profissionais, destaca Nilza. A profissional destaca que o pedicuro é a responsável por cuidados externos e a higiene, estando mais ligada à parte de embelezamento, ou seja, tirar cutícula, limpar, lixar e passar esmalte.
O podólogo vai além. Ele estuda o pé de cada pessoa, diagnosticando problemas e propondo terapias. E não faz apenas diagnósticos, frisa Nilza de Fátima. Ele trata diversas doenças, como: calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissuras, micoses, fungos e doenças em pés de pessoas diabéticas, entre outros.
Histórico da Profissão
A Podologia entre as profissões é uma das mais antigas. A atividade foi batizada com diversos nomes no decorrer da história: Calista; Quitacalos; Quirópodos e Pedicuro, entre outros. No Brasil ela chegou na década de 30, por meio da organização americana Dr. Scholl, quando a empresa inaugurou a sua primeira loja na cidade do Rio de Janeiro e em seguida, São Paulo. Os seus profissionais formavam-se em sua própria organização. Esse método foi praticado até o ano de 1978. Em Goiás os profissionais da área lutam para tornarem a atividade reconhecida entre a população. São Paulo sedia a ABP – Associação Brasileira de Podólogos, que congrega toda a categoria profissional. Atualmente é uma profissão de nível técnico e superior.