Enquete do CONTEXTO “provocou” os seguidores a darem uma resposta ao questionamento e o resultado foi bem interessante
A pergunta que está no título da matéria foi feita no Instagram do CONTEXTO, numa enquete para provocar os seguidores sobre uma questão que parece pequena, mas tem um significado importante quando falamos em eleições, em democracia, em participação popular. Mas, afinal, você lembra em que votou para Vereador no pleito de 15 de novembro de 2020? Fala sério!
Pois bem, das 23 horas de quarta-feira (05/05) até às 14 horas desta quinta-feira (06), 412 internautas participaram da enquete. Dentre o total de votantes, 67% respondeu “Sim”, ou seja, lembra em qual candidato votou para a vereança. 33% respondeu “Não”, ou seja, não lembra para quem deu o seu voto para a representação na Câmara Municipal.
Em menos de seis meses passados da eleição para cá, cerca de 1/3 dos internautas afirma não lembrar em quem votou para o cargo mencionado na enquete.
O número é significativo. Porém, vale lembrar que se trata de uma enquete, que não tem o mesmo valor de uma pesquisa, como as pesquisas de intenção de votos que ocorrem, em geral, durante o ano eleitoral, que são em sua maioria baseadas em critérios científicos de estatística.
A enquete não tem base científica, mas vale como opinião. E, neste caso, retrata uma situação que ocorre de fato com muitos de nós eleitores, sobretudo, quando se trata de eleições legislativas_ vereador, deputado estadual e federal.
No caso do Vereador, vale ressaltar que esse político é o que está mais próximo da população para ouvir e encaminhar suas demandas. Por isso, não é uma boa pedida “esquecer” do seu representante, pois ele pode (e deve) ajudar a comunidade.
Aliás, é importante que não esqueçamos nunca que a eleição não acaba com o voto deixado na urna. O exercício da cidadania recomenda que acompanhemos o mandato de todos aqueles que escolhemos para um cargo de representação, seja nos poderes executivos, seja nos poderes legislativos.
Vale lembrar que no ano que vem, teremos eleições no geral do Brasil, quando iremos às urnas para escolher o Presidente da República e seu vice; os governadores dos estados e seus vices, os senadores, deputados federais e estaduais. Portanto, a partir de agora, já vai preparando a memória e não esqueça que o voto é a grande arma da democracia.