A segunda e decisiva partida da Copa Anapolina de Voleibol, disputada entre Anápolis Vôlei-GO e Vôlei Taubaté-SP, aconteceu na quinta-feira no Ginásio Newton de Faria. O título acabou ficando com a equipe paulista, que já havia vencido o primeiro confronto na terça-feira por 3 sets a 1, e derrotou novamente o time goiano desta vez por 3 sets a 0, com parciais de 25×21, 25×21 e 25×19.
No 1º set os visitantes comandaram o placar desde o início, muito embora prevalecesse o equilíbrio até 20×19, quando então voltaram a abrir vantagem contando com erros de recepção do Anápolis para fechar por 25×21 em pouco mais de 25 minutos. Veio o 2º set e a história se repetiu com o Taubaté comandando a contagem o tempo todo chegando a abrir diferença de 6 pontos, 15×9.
O time da casa melhorou e chegou a encostar com o placar apontando 19×21, mas os visitantes repetiram a contagem do 1º set fechando em 25×21 e já garantindo o título de forma antecipada, pelo set average, em 29 minutos de partida. No 3º set, e que viria a ser último, o Anápolis saiu atrás mais uma vez, mas conseguiu a virada ao chegar em 4×3 e seguiu na frente, abrindo até 4 pontos com 14×10.
Daí para frente valeu a maior experiência do atual campeão da Superliga A, que buscou a virada a partir do 15º ponto e fechou com a maior vantagem da partida, em 25×19 em quase 28 minutos de jogo. Antes do ponto final houve um susto com uma queda do oposto Leandrão, do Anápolis, que teve de sair sentindo o tornozelo.
Análise dos técnicos
Em entrevista o técnico do Anápolis, Ricardo Picinin, lamentou e reconheceu a má partida e sucessão de erros principalmente aos finais de set, que contra um adversário do nível do Taubaté se mostram fatais. O técnico Maurício Thomas, do Taubaté, agradeceu a estadia na cidade e elogiou o time do Anápolis e também seus comandados, principalmente em termos de evolução e transição, mesmo com vários jogadores vindos do banco, como Matheus, Symon e Carísio, que não vinham jogando. Ainda afirmou que investir neles é obrigação, pois são o futuro da equipe. Com relação ao oposto Vissotto ele brincou dizendo que o técnico do time e da seleção, Renan Dal Zotto, deveria ficar de olho, pois ainda está jogando muito.
Sequência da temporada
As atenções do Anápolis Vôlei-GO se voltam agora para a disputa do campeonato mineiro, cuja abertura oficial acontece no próximo dia 29 de agosto no Newton de Faria com o confronto entre Anápolis e Uberlândia, e que servirá de preparação para a Superliga B. Os treinamentos recomeçam na segunda-feira. Já o campeão da Superliga A começa a temporada aguardando o retorno do técnico Renan e dos jogadores que estão na seleção brasileira para a disputa do campeonato paulista.
Guilherme Verano da Cruz – Assessoria de Imprensa do Anápolis Vôlei