Será realizado no próximo sábado, dia 12/12/2009, às 17h, no SESC do Jundiaí, em Anápolis/GO, a inauguração extra-oficial do Cineclube Xícara da Silva, o mais novo conceito de discussão, fomento e produção de audiovisual em Anápolis. No momento, serão apresentados filmes dos irmãos Lumière, considerados precursores do cinema, e de George Méliès, que inovou ainda com a trucagem no final do século XIX, institulada por ele mesmo como stop-action. Além dos filmes, será apresentado ao público presente o que é um cineclube e como foi criado o Cineclube Xícara da Silva, com os primeiros integrantes, o professor de História Ronaldo Pinto Monteiro, o agente cultural Caio Rodrigues, a estudante Beatriz Menezes e o jornalista Edson Nuno.
Após a exibição, o Xícara da Silva abrirá ainda espaço para uma explanação dos filmes exibidos e dos diretores das mesmas obras, situando-os no tempo e no espaço, com apresentação didática em datashow. O público presente poderá também receber maiores informações de como se tornar um cineclubista e qual a importância deste modelo de projeto para Anápolis e Região.
A logo – O designer da logo do Xícara da Silva, o artista plástico e editor Carlos Sena, de Goiânia, estará presente ao evento e versará sobre o conceito gráfico de criação, que resultou numa referência da escrava negra Chica da Silva, figura folclórica do Império brasileiro, sentada dentro de uma xícara cheia de chá.
Programação prevista:
Irmãos Lumière
. Saída da Fábrica Lumière (1895)
. Saída do Barco (1895)
. Chegada do Trem, A (1895)
. Almoço do Bebê, O (1896)
. Jardineiro Regando, O (1896)
. Jogo de Cartas (1896)
. Parede, A (1896)
. Chegada de um Comboio à Estação da Cidade (1896)
George Méliès
. L’homme-orchestre (1900)
. Filme mudo / Sem texto
. 2 Les cartes vivantes (1904)
. Filme mudo / Sem texto
. Le locataire diabolique (1909)
. Narração: francês / Legenda: português
. Barbe bleu (1901)
. Narração: francês / Legenda: português
. Les affiches en goguette (1905)
. Narração: francês / Legenda: português
. L’Inpressionniste fin de siècle (1899)
. Filme mudo / Sem texto