O Youtube removeu vídeos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de sua plataforma nesta quarta (21). Segundo a rede social, o conteúdo foi retirado por ir contra as diretrizes da plataforma com relação ao coronavírus. Algumas transmissões ao vivo do político também foram bloqueadas.
A quantidade de vídeos, e quais eram, não foram divulgados pela plataforma. No entanto, o Youtube confirmou que o conteúdo mencionava a defesa da hidroxicloroquina e/ou ivermectina no tratamento da Covid-19, que há uma cura para a doença, e que as máscaras não funcionam para evitar a propagação do vírus.
Ciro Nogueira, chefe do Centrão, deve assumir Casa Civil de Bolsonaro
“Essas diretrizes estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais e atualizamos nossas políticas conforme as mudanças nessas orientações. Aplicamos nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem seja o produtor de conteúdo ou de visão política”,
Youtube, em comunicado.
Em abril e maio, após atualização da política da rede social, outros 17 conteúdos de Bolsonaro já haviam sido retirados da plataforma. Todos por violação a mesma regra, envolvendo tratamentos não comprovados para a Covid-19. Pelas regras da plataforma, três quebras das regras de uso em 90 dias podem levar um perfil a ser tirado do ar.