Serão 3 dias dando voltas ao redor da Terra.
A SpaceX, do bilionário Elon Musk, iniciou seu voo orbital nesta quarta-feira (15), com o objetivo de fazer o turismo espacial ultrapassar uma nova fronteira.
Vai ser o voo com humanos que chegará mais longe, depois do programa Apollo. Serão 3 dias dando voltas ao redor da Terra, por isso se trata de um voo orbital.
A bordo estão 4 tripulantes que representam outro marco: é o primeiro voo orbital só com civis. Não há astronautas profissionais a bordo. A cápsula Dragon dará voltas ao redor da Terra, e a cada 90 minutos um giro será completado.
O foguete Falcon decolou por volta das 21h (horário de Brasília) do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, de onde costumam partir as missões da Nasa.
A cápsula também carrega itens curiosos que depois serão vendidos em um leilão beneficente, como uma versão inédita da música “Time in disguise”, do King of Leons, um ukulele (instrumento musical) e 30 kg de lúpulo para fazer cerveja com sabor espacial.
Para participar da viagem, os quatro americanos civis, o bilionário Jared Isaacman, de 38 anos; Hayley Arceneaux, de 29 anos; Chris Sembroski, de 42 anos; e Sian Proctor, de 51 anos, foram treinados por apenas seis meses.
Durante os seis meses, o grupo de turistas espaciais realizou diversas atividades para aprender a lidar com um ambiente sem gravidade.
Participaram de voos parabólicos na base da SpaceX e uma caminhada na neve a uma altitude de mais de 3.000 metros no Monte Rainier, na região noroeste dos Estados Unidos, para praticar o trabalho em equipe em momentos desafiadores.