“A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim, em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.” (Confúcio)
Avanço
Se, realmente, for colocada em prática, a campanha idealizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, intitulada “Cirurgia Fila Zero” vai ser uma das maiores conquistas do povo anapolino no campo da saúde pública em todos os tempos. Só quem necessita de atendimentos cirúrgicos e não conta com planos de saúde ou dinheiro para pagar os procedimentos de forma particular, é que entende esse drama. Em Anápolis são centenas de pessoas à espera de uma oportunidade como esta.
Dispendiosa como é, uma campanha dessa natureza vai, certamente, exigir recursos em grande monta. O que se espera é que a Prefeitura, de fato, esteja preparada para não frustrar a expectativa de quem já vem sofrendo, em alguns casos, até há anos, esperando a oportunidade para se submeter a uma intervenção cirúrgica e recuperar o direito à vida e à saúde, garantidos pela Constituição.
Um projeto como este merece o apoio da sociedade organizada e, muito mais do que isso, a solidariedade de todos. Certamente que os recursos municipais não seriam suficientes para arcar com todas as despesas. Aí, entraria a parte mais significativa, com a parcela de contribuição dos profissionais médicos, dos hospitais e das clínicas, para manter acesa a proposta inovadora. Se a idéia vingar, vai merecer o aplauso de toda a sociedade.
Poderosas
A vereadora Dinamélia Rabelo foi recebida em Brasília, esta semana, pela toda-poderosa ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff. Foi levar a sua solidariedade à companheira petista que, como ela, tem problemas de saúde. Além de serem mulheres, petistas e estarem passando por dificuldades na saúde, as duas têm, em comum, as iniciais dos nomes: D.R.
Inusitado
Quem diria… O “namoro” entre o Governo Lula e o ex-presidente, hoje senador por Alagoas, Fernando Collor (PTB), está dando o que falar nas rodas políticas em Brasília. O partido de Collor apóia Lula. Daí…
Condenado
Mantida a condenação por improbidade administrativa imposta pela justiça anapolina ao ex-prefeito Ernani de Paula (perda dos direitos políticos por cinco anos e o pagamento de multa no valor de R$ 194 mil) no caso da contratação de uma empresa fotográfica, sem licitação, para elaborar projetos artísticos para a Prefeitura. A sentença do Tribunal de Justiça de Goiás saiu esta semana, prolatada pela juíza Sandra Regina Teodoro Reis. O advogado de Ernani, Ney Moura Teles, disse que seu cliente vai recorrer da decisão.
Entrosado
Muito mais pela dedicação a Anápolis, sua terra natal, do que pelo apego a cargos ou títulos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mozart Soares Filho, o Mozarico, vem dando um “show de bola” na pasta que ocupa no governo Antônio Gomide. Mozart, que já foi secretário de estado, diretor regional do SESI, vereador e, é médico por profissão, tem sido um auxiliar e tanto para o Prefeito.
Elegância
Depois que as sessões da Câmara Municipal começaram a ser exibidas ao vivo pela televisão a cabo, os vereadores tem caprichado no figurino.
Homenagem
A ministra Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, goiana de Anicuns, nomeada em 2001, vai ser homenageada pela Câmara Municipal de Anápolis com o título de cidadania honorária do município. A propositura é da Mesa Diretora que, mesmo antes de votar a matéria, já fez o comunicado a ela. O STJ é a última instância da Justiça brasileira para as causas infraconstitucionais, não relacionadas diretamente à Constituição. Como órgão de convergência da Justiça comum, aprecia causas oriundas de todo o território nacional, em todas as vertentes jurisdicionais não-especializadas. Julga, inclusive, questões envolvendo autoridades municipais.
S.O.S
Moradores do Vivian Park estão pedindo socorro por conta do lastimável estado de algumas ruas. Há caso em que eles têm de deixar os veículos em casas de parentes e amigos e irem à pé para suas residências.
Sumiço
Muita gente anda reclamando da ausência do Governador Alcides Rodrigues de Anápolis. Há meses que ele não aparece na cidade e, em eventos mais importantes, tem mandado alguém representá-lo. Alguma coisa teria aborrecido o Governador? É o que mais se pergunta.
Recuperação
Estaria a caminho uma proposta para se promover uma espécie de refis (refinanciamento de tributos) municipal, visando recuperar, pelo menos em parte, milhões de reais não pagos à Prefeitura em forma de tributos variados. Há casos de contribuintes que devem elevadas somas e que o Governo Municipal quer receber.
Pergunta
Está todo mundo perguntando quando é que serão distribuídos os agasalhos e cobertores da campanha Inverno 2009, anunciada pela Prefeitura. É que o período de frio mais intenso já está indo embora.
Nomes
Em que pese a concordância de todas as lideranças partidárias de Anápolis, dando conta de que o município precisa, urgentemente, fortalecer sua representatividade política, até agora, nenhum partido anunciou nome, ou nomes, para se candidatarem nas eleições do ano que vem. Isto sinaliza para a repetição de pleitos anteriores, com candidatos surgindo sem qualquer embasamento e dando vexame nas urnas.
Trânsito
Estudos recentes dão conta de que, em dez anos, o trânsito de Goiânia estaria totalmente inviabilizado, caso não sejam adotadas providências já a partir de agora. O mesmo valeria para Anápolis, guardadas as proporções. A cidade clama, urgentemente, por um plano diretor para o tráfego urbano.
Atenções
É provável que, muito em breve, a justiça se manifeste sobre processos em tramitação envolvendo políticos de Anápolis. Há, pelo menos, três casos que poderão determinar algumas mudanças importantes no quadro político da cidade.
Embalado
O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, está no maior gás. Em cinco meses já pavimentou 20 setores e pretende chegar aos 35 até o final do ano. Vai gastar R$ 15 milhões, em convênio com o Governo do Estado.
Plano B
Se, de tudo, não se viabilizar a filiação de Henrique Meirelles e, se não houver uma composição mais consistente com outra agremiação, o PP, partido do Governador Alcides Rodrigues já teria outro nome “na ponta da agulha” para ser candidato à sucessão estadual. Ninguém nada mais, nada menos que o secretário da fazenda, Jorcelino Braga. Ele seria mostrado aos eleitores como “o homem que salvou as finanças de Goiás”.