fbpx
VERSÃO FLIP
quinta-feira, 30 de março, 2023
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 30 de março, 2023
Contexto

Política

de Nilton Pereira
7 de agosto de 2009
em Contexto Político
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

“Independência absoluta não existe. Vivemos numa sociedade de interdependências que se expandem em progressão geométrica”. (José Saramago)

Estranheza
Muita gente em Anápolis estranhou o fato de a solenidade de abertura da licitação para as obras do Aeroporto de Cargas ser anunciada para Goiânia. A pergunta, carregada de lógica, é a seguinte: se o aeroporto é em Anápolis, por que motivo fazer o anúncio em Goiânia? Quem souber, que responda. Há quem diga que seria falta de liderança política na cidade. Aliás, isso já havia acontecido quando do anúncio da parceria entre os governos de Goiás e do Amazonas para a implantação do entreposto da Zona Franca de Manaus.

Insignificantes
Tem gente que entra para a vida pública por um acaso, até se elege para cargos, mas naufraga na própria insignificância. Ao vasculhar a biografia dessas pessoas, tem-se a desagradável surpresa de descobrir que elas em nada contribuíram para a evolução sócio/política, cultural ou econômica. Essas pessoas, quando deixam a vida pública, entram no absoluto esquecimento do povo. É como se elas nunca tivessem existido. Tem muita gente desse jeito por aí.

Afiado I
Deputado estadual e secretário da Comunicação do Governo, Túlio Isac (PSDB) não se conforma com o distanciamento, cada vez maior, entre alcidistas e marconistas. Para ele, isto é o que mais agrada à oposição. “Se permanecer assim, vamos entregar o governo de mãos beijadas a essa gente”, diz Túlio.

Afiado II
“Se o Henrique Meirelles morrer no meio da rua, em qualquer cidade de Goiás, vão demorar dez dias para reconhecê-o. Esse senhor teve uma votação histórica para deputado federal e, no outro dia, virou as costas para o Estado. E, no cargo que ocupa (Presidente do Banco Central), nunca fez nada para beneficiar os goianos”. Outra declaração, no mínimo, polêmica, de Túlio Isac.

Paz e amor I
O ex-prefeito e ex-deputado Wolney Martins era todo gentileza com os irmãos Gomide (Rubens Otoni e Antônio Roberto) na solenidade de entrega da Comenda “Gomes de Souza Ramos”, por sinal, criada por Wolney quando prefeito da cidade. E lembrar que há alguns anos, este era um quadro improvável de se ver, devido às diferenças políticas e doutrinárias entre suas correntes ideológicas.

Paz e amor II
Esse clima fraterno, ameno e cordial, indica que a máxima do “Lulinha paz e amor” está sendo mais do que assimilada por todo o Brasil. Faz lembrar Augusto dos Anjos, o poeta paraibano na poesia ‘Versos Íntimos‘: “A mão que afaga é a mesma que apedreja”. Ou, vice-versa, quem sabe.

Igualmente
Também pouca gente poderia imaginar que, um dia, Ridoval Chiareloto (PSDB) e Frei Valdair (PTB) se assentassem à mesma mesa. E aconteceu. Foi na quarta-feira, 05, durante almoço em homenagem ao senador Marconi Perillo. É que os dois guardam fortes ranços da campanha do ano passado. Mas, “tudo por Marconi”, que por sinal, não economizou elogios aos dois. É a antevisão de 2010.

Machista?
Somente três mulheres foram lembradas para receberem a Comenda “Gomes de Souza Ramos”, entre mais de 20 selecionados. A saber: Professora Helena Melazzo, Irmã Rita Cecília e Professora Hermogênia Eleutério. Por sinal, homenagens mais do que justas. O que se questiona é o número reduzido de mulheres.

Vermelhou
Depois dos latões de lixo, das coberturas das luminárias, do site da Prefeitura e dos projetos de divulgação do Governo Municipal, agora é a vez das gravatas dos funcionários da nova agência do Rápido, das cortinas e do “pano de fundo” do Teatro Municipal, também ostentarem o “vermelhão PT”, que, parece, está sendo adotado como cor oficial do Município. Parece….

O que faltava
Na semana passada o secretário estadual de Planejamento, Oton Nascimento Júnior, entrevistado por um jornal de Goiânia, anunciou que o Governo Alcides Rodrigues vai gastar R$ 11 bilhões em Anápolis. Contabilizou entre os projetos, a ampliação da Base Aérea. Todo mundo sabe que a Base (que é do Ministério da Aeronáutica, portanto um órgão federal) está em processo de ampliação para o dobro da estrutura atual. Só que ninguém sabia que era com dinheiro do Estado. É mole?

Velha prática
Todo mundo pensou que a velha prática de se contratar assessores por um valor X e pagar um valor Y, geralmente a metade, embolsando o restante, havia sido banida da política. Parece que não. Há quem esteja ameaçando denunciar (e alega ter provas) que isso ainda acontece com certa frequência em determinadas câmaras municipais.

Chapa quente
A chapa esquentou de vez entre dois importantes líderes políticos de Anápolis. Do campo político, a briga descambou para os campos pessoal e familiar, com ameaças de todo tipo. Ah credo!!!.

Presença
O senador Marconi Perillo (PSDB), mesmo com agenda apertada em Brasília, por conta dos últimos entreveros no Congresso Nacional, encontrou tempo para passar quase todo o dia de quarta-feira, 05 em Anápolis. Assediado todo o tempo pela mídia, Marconi foi sempre solícito e respondeu, repetidamente, a perguntas sobre a política em geral. Em almoço com os jornalistas, ele anunciou que vai direcionar toda a sua verba de bancada de 2010 para as obras do viaduto do DAIA.
Marconi disse, ainda, que Anápolis precisa aumentar sua representatividade política e que o PSDB pretende lançar candidatos a deputado federal e deputado estadual. Só faltou falar que os nomes são os do vereador Fernando Cunha e do empresário Ridoval Chiareloto. Os dois estavam presentes e se entusiasmaram com a posição de Marconi. O senador deve voltar a Anápolis nesta sexta-feira, desta vez, para tratar de “assuntos internos do PSDB”.

Tributação
Há um clima de insatisfação entre o setor lojista e a Prefeitura de Anápolis, por conta da cobrança da Taxa de Publicidade. Segundo a CDL, que está questionando o caso na justiça, não se pode confundir a placa identificadora da empresa com anúncio publicitário. De acordo com Wilmar Carvalho, presidente da CDL, até empresas do DAIA estão recebendo tais cobranças. A Prefeitura se defende ao afirmar que trata-se de lei aprovada na gestão anterior (Pedro Sahium) e que deve ser cumprida, sob pena de se enquadrar na “renúncia de receita”. Esse assunto ainda vai muito longe.

Candidatos
Adhemar Santillo confirmou: seu nome está à disposição para uma candidatura ao Senado Federal. Declarou, também, que o partido não conversou (ainda) com os vereadores Assef Nabem e Wesley Silva, sobre o posicionamento em relação à administração Antônio Gomide. “Aqui em Anápolis o PMDB é adversário do PT”, vaticinou. Disse mais que o PMDB de Anápolis também não se definiu quanto a uma candidatura a deputado federal, mas que, para estadual, o nome é Onaide Santillo. E pronto!

Mais Artigos

ONTEXTO POLÍTICO PORTAL

Marconi e Delegado Vanderic descartam disputa de 2024. Tem mais no CONTEXTO Político

de Claudius Brito
24 de março de 2023
0

Marconi Perillo (PSDB) afirma, categoricamente, que não vai disputar a Prefeitura de Anápolis, em 2024. O delegado Manoel Vandeirc diz...

Contexto Político

Projeto restringe pesquisas. Uma família de mandatos e muito mais no contexto político

de Claudius Brito
17 de março de 2023
0

Na Câmara Federal, uma proposta do deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) deve render muita polêmica. Trata-se da restrição das pesquisas...

Político Capa

Polêmicas sobre venda de áreas e protagonismo feminino na cena política

de Claudius Brito
10 de março de 2023
0

Na última semana, o cenário político de Anápolis teve momentos importantes, como a passagem do Dia da Mulher. Na Câmara...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conheça cinco das frutas mais caras do planeta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Medicamento inovador criado por Zacharias Calil pode ser fabricado em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Uruguai, a Suíça do Sul

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara e Prefeitura têm tratativas para sede própria do Legislativo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar