“Eu vim para servir, jamais para ser servido” foi, e continua sendo, há mais de 2000 anos, a principal motivação de vida do filho maior do Pai, Jesus Cristo, que nos convocou a todos, terráqueos, para o exercício permanente do serviço desinteressado ao próximo. Eterno, este marcante e importante lema constituiu e constituirá o Lema Cristão por excelência, sem mudanças e sem novas nuances. “Amar ao próximo como a ti mesmo” é o caminho. Tolerância e perdão é a maneira de servir ao próximo… Simples assim: Maravilhoso!…
Em uma nova terra encontrada quando os portugueses procuravam chegar às Índias, segundo a carta do escrivão Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei de Portugal D. Manuel, no dia a 26/04/1500, foi celebrada a primeira missa em seu solo, por Frei Henrique e alguns clérigos, na praia de Coroa Vermelha, em Porto Seguro BA. Ali, plantaram uma cruz de madeira, e, sob a égide de um lema Cristão, acima qualificado, iniciou-se uma nova nação de nome Brasil.
Segundo relatos daquela carta, eram em torno de mil homens e 200 índios e que estes repetiam as cenas, acompanhavam atentamente ao que acontecia, com muito respeito e adoração, seguiam os mesmos gestos dos portugueses: se eles levantavam, eles também levantavam; se eles se ajoelhavam, também ajoelhavam. Ou seja: nasceu assim, uma nação de paz, chamada Brasil. Da harmonia, de concordância de um povo sofrido, mas alegre, que sabe rir da própria desgraça, e, sempre, muito preocupado com as dificuldades uns dos outros. Um povo procura dar de si antes de pensar em si.
Mais de 500 anos depois, o milagre da harmonia continua: falamos a mesma língua de norte a sul, de leste a oeste, com pequenos sotaques diferenciados, o que, todavia, não altera o significado do entendimento. E, isto é um fato inédito para um país continental como o nosso. Obra do Deus!… Sabemos respeitar todas as crenças religiosas, sabemos brincar e, também, respeitar uns aos outros; sabemos perdoar, sabemos amar ao nosso irmão. Somos, portanto, uma nação abençoada pelo Criador que haverá de nos manter unidos para servir, eternamente.
Sonhamos todos, pois, que estes líderes políticos desqualificados, grande parte deles no poder nos dias de hoje, que pregam nossa divisão, a separação de minorias, nosso desamor, criando sectarismos, usando, sempre os termos “nós contra eles” e com isto, visando a separação da sociedade. Olhem a história de nossa nação e vejam que sempre fomos e seremos um povo que quer união, quer um país forte que beneficie todos e quer, também, um governo justo e honesto, que possa concorrer para o benefício de todos.
Se não for, assim, que olhe para o chão desta Pátria e vejam:
Até o chão é cristão!… Até o chão é paz e amor!…
Tarifaço e Bolsonaro e a pré-campanha de Caiado nas redes sociais
Deu muito o que falar o tarifaço do presidente Donald Trump, acompanhado do apoio ao ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Nas...