LP, vídeo e fita K7, compra de linha telefônica, carburador, fita VHS, etc. são coisas que já fizeram parte da vida de muitos que já passaram dos 30 anos. São produtos ou serviços que já foram de grande utilidade em seu tempo e era até luxo possuir um desses.
Há tempos venho dizendo que cheque era coisa retrógrada, arcaica, do tempo da inflação e que não há mais utilidade agora. Eu já não utilizo cheques há muito tempo e não me faz a menor falta.
Em recente viagem de férias ao litoral norte da Bahia, pude sentir que realmente o que eu pensava estava prestes a acontecer. Em nenhuma das praias que fequentamos havia uma barraca ou restaurante sequer que aceitasse o dito cujo. Todos os estabelecimentos, do mais sofisticado ao mais simples, aceitavam cartões de crédito ou débito e alguns ainda diziam preferir os cartões ao dinheiro. Conversando com alguns proprietários desses estabelecimentos, me disseram que não era só o medo do cheque voltar sem fundos ou sustado, era também uma questão de comodidade, pois pra se receber um cheque, precisava consultar o cpf, comprovar a titularidade, pegar documentos, ligar para o banco às vezes, dentre outros contratempos que abalavam a relação de comércio. Isso me encheu os olhos e pude constatar que o coitado do cheque está realmente agonizando.
Comentando sobre o fim do cheque com alguns empresários para os quais presto consultorias, os mesmos me disseram ser impossível deixar de utilizar essa forma de pagamento. Discordo dos mesmos por vários motivos. Hoje nem precisamos mais de boletos impressos, coisa que eu nem cheguei a imaginar. Mas, voltando aos cheques. Cheque era para ser uma “ordem de pagamento à vista”, nós já deturpamos essa regra e criamos o cheque pré. A tramitação dos cheques requer um cuidado danado, tanto por parte do emitente quanto do recebedor. Os bancos não garantem os cheques, coisa que as operadoras de cartões fazem. O comerciante que seguir as regras das operadoras para aceitarem cartões, não terá problemas em receber, já os cheques…. Você não precisa apresentar n documetos para a aceitação do ser cartão, tanto de débito quanto de crédito. Cheque pode ser devolvido por uma série de motivos. Tem que ser depositado, esperar compensar para ficar disponível em sua conta. Empresas podem utilizar a Internet para efetuarem seus pagamentos. Não se usa mais pagar salários com cheques.
Caso você, leitor, discorde, envie-nos email relatando o porquê você não pode parar de utilizar cheques e daremos a resposta.

