fbpx
VERSÃO FLIP
quinta-feira, 30 de junho, 2022
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 30 de junho, 2022
Contexto

A importância da Acia

de Vander Lúcio Barbosa
20 de julho de 2009
em Opinião
Reading Time: 2 mins read
0 0
0

VOCÊ PODE GOSTAR

Pequenos grandes negócios

Produzir alimentos

Depressão: o último estágio da dor humana

Quem não conhece a história de Anápolis, ou pouco se importa com ela, não tem como avaliar. Mas, poucas instituições foram, e são tão importantes para esta cidade como a Associação Comercial e Industrial. Vanguardeira em tudo, desde a década de 30, quando a cidade ensaiava os primeiros passos para se consolidar como o maior centro gerador de riquezas de todo o interior goiano.
Porta-voz dos anseios da comunidade, a ACIA, nascida Associação Comercial, ocupou lugar de destaque nas discussões, fossem elas quais fossem. Quando o status, o nome, a hegemonia e a liderança de Anápolis se encontravam em jogo, independentemente do motivo, a instituição era a primeira a “pular na frente” para defender os interesses de Anápolis. Tem sido assim.
A história da ACIA é repleta de exemplos, os mais variados, de vezes em que ela, independente, forte e respeitada, abriu espaços consideráveis para o fortalecimento do potencial sócio-econômico de Anápolis. Principalmente na defesa de seus associados. É uma instituição notável. Talvez, é quase certo que sim, seja este o motivo pelo qual a Associação Comercial e Industrial de Anápolis exerce tanto interesse, tanta admiração, tanta influência no município e no Estado.
A implantação da Estrada de Ferro (anos 30); a construção de Goiânia (anos 40); a explosão como grande centro atacadista (anos 50); a construção de Brasília (anos 60) e a chegada da Base Aérea e do DAIA (anos 70), assim como a consolidação desses e de outros grandes projetos nas décadas seguintes, levam a assinatura da ACIA, que participou, diretamente, de todos eles.
É, com certeza a referência de Anápolis. Daí, a importância de que ela deva continuar assim, independentemente das disputas, por sinal salutares, por seu comando. Formada por homens e mulheres audaciosos, íntegros, despojados, preocupados com o bem estar da comunidade e o desenvolvimento de Anápolis, a Acia se prepara com vistas à escolha de uma nova diretoria. O que se deseja e o que se espera, é que esta eleição não ultrapasse os limites do bom senso e que as facções, se é que elas existem, sejam menores, muito menores, do que é a Acia.
Os homens passam, a instituição fica. Este é o exemplo a ser observado. A galeria de fotos de ex-presidentes é repleta de retratos dos grandes homens que comandaram a instituição. Com muito respeito, com muita dedicação. Com muito altruísmo. Tomara que este espírito prevaleça e que a próxima diretoria da ACIA, com novo presidente ou não, seja formada por pessoas que têm esta mesma visão.

Mais Artigos

foto de comércio em anápolis

Pequenos grandes negócios

de Vander Lúcio Barbosa
16 de junho de 2022
0

Ser um empreendedor no Brasil, não é tarefa fácil. E, diga-se de passagem, não é uma questão que tem haver...

foto de agricultores em plantação de goiás

Produzir alimentos

de Vander Lúcio Barbosa
10 de junho de 2022
0

A palavra de ordem na economia nacional é o agronegócio. Não é sem motivo que o Prefeito  de Anápolis, Roberto...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • foto da fachada da apae anápolis

    ANS determina que tratamento de autistas seja coberto pelos planos de saúde

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Veja 4 itens de veículos que podem deixar de existir nos próximos anos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Morte de Rodrigo, filho de Ridoval Chiareloto, causa comoção em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Balança comercial de Anápolis tem China, recorde, ouro e veículos aéreos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar