“Quanto maior a prosperidade, menos se deve confiar nela”. Esta frase é de Lucius Annaeus Seneca, filósofo nascido em Córdoba, Espanha, no ano 4 antes de Cristo e que veio a morrer em Roma, 65 dC. Passados 1940 anos da morte de Seneca, a afirmação do pensador nunca foi tão real, tão atual, tão aplicativa como agora. Milhares de pessoas, principalmente em Goiás, foram colhidas de surpresa com o episódio da Avestruz Master, que ainda está às voltas com a justiça, por conta de denúncias sobre um eventual golpe, vitimando acionistas que depositaram elevadas somas, em busca de lucros exorbitantes, irreais, coisa anormal em termos de mercado.
Até investidores com larga experiência em aplicações acabou caindo na armadilha. É claro que o fato não está consumado, a justiça está agindo, mas há prazos, há avaliações e exames de contratos. Pode ser, até, que a situação se reverta. O que fica evidente, todavia, é que este episódio não foi o primeiro e, certamente, não será o último. A história está aí para confirmar. Há casos, até recentes, de desilusões causadas por este tipo de proposta, que leva muitos aplicadores à bancarrota. Tudo isso pela busca evidente da famosa Lei de Gérson que é “levar vantagem em tudo”, o que, na maioria das vezes, faz com que o investidor acaba “dando com os burros n‘água”, e, nesse caso atual, “com a avestruz n`água.
Lamenta-se pelas pessoas incautas, gente humilde que depositou sonhos, recursos e economias de toda uma vida, pensando estar fazendo o melhor negócio do mundo. Mas este melhor negócio do mundo nunca existiu e, certamente, nunca existirá. A lição que se tira de tudo isto é uma só: prudência. Afinal de contas, por mais que uma coisa se pareça atrativa, é sempre bom se lembrar do velho ditado: “As aparências enganam”. Ninguém pode se deixar levar por elas. Até porque, existe um ditado mais antigo ainda, dos tempos dos nossos avós que diz: “esmola quando é demais, até o santo desconfia”. A “lição do avestruz” serve para todos nós, principalmente para quem se acha inteligente acima da média.

