Acredite na vida; no acaso; na sorte e no azar. Acredite nos seus amigos. E, pode acreditar, um dia, algum deles vai te trair. E, acredite, você vai se magoar profundamente. Mas, acredite você vai superar, e, ainda que pense que nunca mais vai conseguir acreditar em ninguém, saiba que não vai ser bem assim. Continue acreditando. Acredite que as coisas vão, volta e meia, dar errado. Que você provavelmente vai acabar se desanimando, mais dia menos dia. Mas acredite também que, no final, por mais piegas que isso possa parecer, as coisas sempre dão certo.
E, claro, acredite que elas vão, eventualmente, dar certo. E que você vai ficar animado com isso. Acredite que sua vida vai ser feita de altos e baixos. Acredite que, por mais que os troféus que celebram suas vitórias possam brilhar na parede, vão ser aquelas vezes em que falhaste que grudaram no seu pensamento. Mas acredite… Acredite que as coisas vão melhorar. Acredite que vá ser magoado, que vai ser mal-tratado…mas acredite que vai ser amado, que vai ser vitorioso, que tudo vai ser diferente.
Acredite que sempre existiram spams na sua caixa de e-mails, artigos ruins nas revistas, críticos odiando aquele filme que você adorou (ou amigos elogiando aquele que você achou péssimo)…e acredite que sempre existirá aquele momento de inspiração, em que escreverá sobre como um simples ato – o de acreditar – pode fazer toda a diferença. Acredite que existirão momentos em que tudo vai dar errado. Mas, logo em seguida, haverá um momento em que tudo fará sentido. Em que tudo dará certo, mesmo que você não perceba. Acredite que você vai desperdiçar grandes oportunidades e nem sempre você terá o que quer. Mas, acredite que, muitas vezes, você terá não o que quer, e sim, o que precisa. Acredite. Faça isso. Acredite. Acredite na vida, nos momentos de inspiração, no seu chefe lhe dar um aumento, que você vai encontrar “aquela pessoa”. Acredite que haverá coisas ruins. Pode até ser que elas sejam muitas… Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem não aproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança… Mas acredite. Acredite que haverá coisas boas. E no final do dia, é isso que importa. Pode acreditar!
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...