O Governador Alcides Rodrigues ficou maravilhado ao visitar Anápolis ao início da noite da última quarta-feira. Parceiro do prefeito Antônio Roberto Gomide no projeto “Natal de Luzes” Ele participou do lançamento da maior festa de fim de ano da história de cidade, a julgar pela decoração no centro da cidade, praças, principais avenidas, bairros e distritos. A expectativa resgata a auto estima da população e traz perspectivas de recorde de vendas ao comércio varejista. Neste Natal, os anapolinos, em alto astral, não precisarão sair da cidade para entrar no clima da festa. Anápolis está decorada como nunca e as pessoas certamente irão reviver os agradáveis passeios a pé pelo centro da cidade, sob túneis densamente iluminados. Nos pontos mais afastados predominam as árvores de natal. Tudo novo e bem projetado. Desta vez o comércio não precisa fazer a tradicional romaria em busca de recursos para improvisar uma decoração acanhada.
Entrementes, há preocupação quanto a segurança: o Prefeito anuncia a criação de um banco de horas para ampliar o policiamento a partir de 1º. de dezembro. O fim da greve dos policiais civis veio tranqüilizar a comissão organizadora do “Natal de Luzes”, onde destaca-se a participação sempre ativa do Vive Prefeito João Gomes, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mozart Soares Filho, e do Diretor de Turismo, Jackson Charles.
Entre os mais animados com as vendas de natal este ano está o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Anápolis. Ruy Abdalla ressalta o importante papel da Câmara Municipal ao aprovar o convênio que viabilizou o projeto e o concurso que premiará as melhores decorações. Para ele, é a primeira vez que um trabalho sério é feito em Anápolis. Em vez da tradicional evasão de divisas, a previsão é de atração de visitantes e consumidores de cidades do entorno. O sentimento de frustração, historicamente, tem levado o anapolino a fazer compras fora da cidade, especialmente no natal. Este ano, com a decoração de qualidade e as campanhas prematuramente lançadas pela Acia, CDL e Prefeitura, em várias mídias, há indicativos de mudança de comportamento.
Comércio à parte, deve-se levar em conta o alto astral do povo. A auto estima popular resgatada é uma obra invisível e transcendental que influi sobremaneira no aumento do PIB da cidade, com a melhoria da produtividade, o incremento de vendas e a geração de oportunidades, ingredientes que traduzem qualidade de vida.
Passado, presente, futuro!
O ano que chega, como reza a tradição, é um convite à reflexão acerca daquilo que passamos no ano anterior...