Início de ano letivo é sempre uma festa. Início de ano letivo é tempo de gastar com roupa, matrícula, material escolar, calçados, transporte, enfim, com o investimento no futuro. O futuro passa, obrigatoriamente, pelos bancos escolares. Desde os estudantes do ensino fundamental até os veteranos das universidades, já de olho no diploma, passaporte para a vida profissional. Dificilmente alguém progride sem a força do saber.
Anápolis tem sido uma cidade privilegiada nesse sentido. É o berço de grandes personalidades culturais. De Anápolis surgiram homens e mulheres que pelo mundo, fizeram, e fazem a diferença. Anápolis sempre foi a cidade das boas escolas. A história registra que desde a década de 30 a presença de estudantes de todos os cantos, principalmente do norte do Estado e norte do País; das cidades circunvizinhas, dos estados limítrofes de Goiás freqüentando aulas nos estabelecimentos educacionais anapolinos.
Esta proposta não parou. Aliás, se ampliou. Hoje Anápolis, além das excelentes escolas de nível básico, é, também, grande geradora da educação superior em Goiás. Não bastasse a Universidade Estadual, com seus mais de 20 cursos, ainda existem outras importantes unidades com dezenas de propostas de terceiro grau. Isto é muito bom. Dá ao município a qualificação como centro formador de profissionais em uma das mais importantes regiões do Brasil.
É uma grande conquista. Esta performance educacional, dá a Anápolis, ainda, um diferencial na questão econômica. São centenas de pessoas vindas de outros centros em busca dos cursos da UEG; da UniEvangélica; da Latino Americana; da Fibra, da Fafisma, da Raízes e de outras escolas superiores. É um festival de muitos cursos, de muitos estudantes. Com isto, ganhamos todos. A cidade por ver melhorado seu nível sócio/educativo. O comércio, por que vende mais. O setor imobiliário por que tem mais clientes. O Município, por que tem aumentada a circulação de divisas.
Esta é, certamente, a Anápolis que todos nós desejamos. Uma cidade onde o projeto industrial é o mais importante do Estado. Onde o comércio é destaque nacional. E, agora, onde a educação com qualidade e com diversidade, é a mais forte vocação dos novos tempos. Mais um ano letivo está começando. Boas aulas. Que todos estudem. E aprendam.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...