Aos poucos, há uma mudança lenta, gradual e segura ocorrendo em Anápolis. Enquanto nas ruas, as pessoas vão notando as intervenções nos problemas mais graves, vão aprovando as melhorias em seus bairros, através dos benefícios vindos como retorno ao pagamento de seus impostos, e percebendo as mudanças mais latentes, com as inaugurações, reformas e construções, a cidade vai se modificando de uma forma mais silenciosa e profunda.
Esta mudança mais discreta está diretamente ligada às outras, mais facilmente visíveis. No entanto, é muito mais profunda e causa um impacto ainda maior na cidade, nas pessoas, e em seus sorrisos e suas expectativas. Isto acontece porque ao mudar a silhueta do município com obras de infraestrutura, com postos de saúde reformados, com novas creches, com mais asfalto e conforto para as famílias em seus bairros, o que estamos criando é a mudança das realidades de Anápolis.
E são diversas. Em primeiro lugar, criamos nova realidade para quem vive aqui. O anapolino, que se acostumou a viver reclamando das dificuldades e dos desafios que insistiam em ser maiores e mais difíceis que a sua disposição para superá-los, hoje respira um outro ar. Encontra uma cidade diferente da que tinha se habituado a viver. E, em sim próprio, muda também o jeito de encarar a sua própria vida na cidade. Hoje, respiramos, todos, com mais esperança, com mais alegria e, sobretudo, com muito mais disposição e crença que os dias melhores são sempre possíveis e estão cada vez mais alcançáveis por todos.
Muda também a realidade de quem chega a Anápolis. Quem esteve aqui em tempos distantes ou mesmo quem nunca teve a chance de conhecer nossa cidade encontra com um município pujante, que vibra no ritmo da produção de nossas empresas, com a indústria funcionando e seu parque se expandindo.
Encontra com o comércio que celebra vitórias e bons resultados. O nosso visitante tem acesso a informações diversas e completas sobre o município, com a organização do Turismo, através do Centro de Atendimento ao Turista. Encontra um folheto completo, mostrando nossas potencialidades, opções para suas necessidades junto ao comércio. Quem vem passear ou trabalhar em Anápolis hoje se depara com uma cidade mais organizada e cada vez mais pronta para recebê-lo.
Há também a formatação de uma nova realidade política. Com as obras físicas e os reajustes e reorganizações administrativas e políticas, o município volta a planar em um céu de brigadeiro. Volta a gozar de prestigio no Estado como um município de peso preponderante no cenário eleitoral. Com a harmonia conquistada internamente, pudemos vislumbrar as alianças administrativas com o governo estadual e, hoje, Anápolis recebe secretários de Estado interessados em cortejar e brindar a cidade com intervenções importantes. São parcerias reais, que geram impacto positivo imediato. Além disto, como já se tornou uma rotina, o próprio governador Alcides Rodrigues não se furta em visitar a cidade e daqui anunciar parcerias e projetos, como o ocorrido nesta última semana, onde assinamos um acordo que trará mais de R$ 100 milhões para obras de esgoto e água. Este é, sem dúvida, um sinal do nosso avanço na missão de mudar as realidades de Anápolis.
Para este ano de 2010, os projetos são igualmente audazes e miram o objetivo único de elevar a qualidade de vida da população. Este é o ano do início das aulas do Ifet, será também inaugurado o Parque Ambiental Ipiranga, um novo marco social, recreativo e do turismo para cidade, com um espaço de convivência de rara beleza.
Nossos investimentos em infraestrutura seguem em ritmo acelerado e temos a previsão de investir mais de R$ 44 milhões em asfalto até a conclusão deste mandato. Sabemos da importância do asfaltamento com o item de segurança social, Saúde e qualidade de vida para toda a população.
Na Educação, apostamos em novidades inovadoras como a distribuição de material e uniforme para as crianças atendidas pela rede municipal. Isto dá mais um incentivo e motivação para que nossos alunos e suas famílias permaneçam fieis na força da ascensão social e econômica através da Cultura e Educação.
Para este início de trabalho na Saúde, faremos a reforma de 43 unidades de saúde, e ainda dos postos do Programa de Saúde da Família. E vem aí o principal dos acontecimentos no setor: a construção de uma UPA – Unidade de Pronto-Atendimento, na Vila Esperança. A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Inédito em Anápolis.
Estas, portanto, são somente algumas das prioridades que detectamos em nosso planejamento. A decisão estratégica de debater os desafios e necessidades de Anápolis profundamente é o que nos permite agir com segurança, devolvendo em obras o investimento que a população faz na cidade ao contribuir corretamente com seus tributos.
E, assim, seguimos mudando a realidade que vemos e as demais outras que apenas sentimos acerca da nossa Anápolis. Precisamos estar afinados e juntos neste propósito comum.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...