As fotos de família em cartazes, folhetos de propaganda, anúncios em jornais e revistas sempre trazem pais e filhos sorridentes, mostrando uma união maravilhosa da família ideal. E esta é a família que todos nós queremos ter, a família idealizada nas revistas, em livros. Mas por trás de uma foto da família sorridente, sabemos que a rotina do dia a dia nos traz responsabilidades e desafios. Assim, temos que aproveitar o tempo com os filhos para educar, ensinar, repreender, reforçar algo que precisa ser dito ou discutido.
Qual o tempo que a família gasta para admirar os raios de sol ao amanhecer? Este espaço de tempo é usado para acordar os filhos, nem sempre com bom humor, já atrasados para a escola. E no final do dia, podemos admirar um por do sol espetacular, mas nem sempre chamamos a atenção dos nossos filhos para esta beleza. Estamos mais preocupados em pedir um bom comportamento dentro do carro. Atenção às coisas belas e simples podem significar manifestação de afeto, o elo que une e fortalece a família.
Manifestar afeto é também abençoar e a palavra de bênção deve ser uma rotina para os pais. Se prestarmos atenção em algumas mães e pais deixando seus filhos na porta de escolas, vamos perceber rostos carrancudos, palavras ásperas, recriminações, quando não, um desligamento afetivo mostrando certo distanciamento com o filho ou filha. Quando abençoamos nossos filhos, não apenas repetimos automaticamente “Deus te abençoe!”, mas intercedemos por eles com uma oração simples e direta, significando: “Senhor, dê a Tua paz, a Tua proteção, guia pelos Teus caminhos, faça resplandecer o Teu rosto sobre este meu filho, esta minha filha!”
Como alguns dos costumes, pedir a bênção dos pais parece não ser mais ensinado aos filhos. Mas ainda assim, não precisamos esperar que o filho,ou filha, netos, sobrinhos, venham nos pedir a bênção. Tome a iniciativa de abençoar os filhos em qualquer separação que tenham, indo para a escola, para o trabalho, lazer ou descanso.
Ainda que tumultuada, na rotina doméstica sempre haverá espaço para que a bênção de Deus harmonize os relacionamentos.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...