Muito mais do que meros ensinamentos, ou aplicações doutrinárias cristãs, o Jornal Contexto premiou seus leitores nas últimas semanas com uma série de artigos assinados pelo Pastor Samuel Vieira, titular da Igreja Presbiteriana de Anápolis, abordando “Os Sete Pecados Capitais”. Certamente que não foi nenhuma pregação, muito embora o Reverendo Samuel tenha capacidade e autoridade para assim o fazer. A série transpôs paredes e denominações eclesiásticas, desaguando sobre a consciência coletiva, chamando a todos para reflexões mais profundas a respeito do cotidiano, do comportamento, dos compromissos.
Aliás, esta tem sido a proposta do Contexto: oferecer aos seus leitores, oportunidades de transitarem pelos mais diferentes aspectos da vida. O compromisso com o sobrenatural, mais especificamente com a causa cristã, está inserido também. Respeitadas as preferências e tendências de cada ser, é inimaginável admitir que o homem não se ache dependente de Deus. Até os que assim afirmam, se contradizem.
Desta forma, quem teve a oportunidade de acompanhar a série, com toda a certeza absorveu mais, se alimentou mais, obteve mais conhecimentos e mais informações sobre o “de onde viemos e para onde estamos indo”, hoje muito em desuso na sociedade consumista. Consumista e, infelizmente, muitas vezes desumana. O convite que se nos faz, implicitamente ou não, através dos textos de excelente sabor literário, com um profundo conhecimento teológico e facilidade de entendimento, é coisa para ser digerida diariamente. São ensinamentos, orientações, advertências e exortações profundas, aplicáveis no nosso dia-a-dia.
Serve, ainda, e finalmente, para a introspecção, para a meditação e para uma auto-análise sobre o que temos feito como seres humanos, como cidadãos, como pais de família, como empresários, como políticos, como gente. Ainda mais agora, quando a sociedade em geral e, muito especificamente a brasileira, tem sido chamada para uma reflexão mais sincera, mais forte e mais profunda. Quem leu a série, certamente contabilizou bons dividendos. Para quem não leu, fica o convite: Leia! É imperdível, é um presente do Contexto para a Cidade de Anápolis.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...