fbpx
VERSÃO FLIP
sexta-feira, 24 de março, 2023
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 24 de março, 2023
Contexto

Depende de nós

de Vander Lúcio Barbosa
20 de julho de 2009
em Opinião
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0

Se “cada um de nós compõe a sua história”, como diz a bela música “Tocando em Frente” de Almir Sater, por certo, todos nós podemos ou, poderíamos compor a “nossa história”. E podemos mesmo. Depende da vontade e da voluntariedade de cada um. Já se dizia por aí que “ninguém é tão pobre que não tenha nada a oferecer, ou tão rico, que não necessite de nada”.
São adágios populares que nos levam à reflexão sobre o nosso papel diante da sociedade. Existem os que se omitem, muitas das vezes na covardia de não quererem aparecer. Essa é a pior espécie. Mas há, também, os predadores, aqueles que estão “contra tudo e contra todos” entendendo eles que nada mais existe além de seus narizes e que tudo gira em torno deles. Espécie ruim também.
O certo é que a vida não pára de rodar e que temos compromissos a cumprir com a sociedade, com as instituições ou conosco mesmos. Vivemos em sociedade e sociedade enseja direitos e deveres. De nada adianta, por exemplo, criticar os políticos e não se apresentar como alternativa; criticar o time de futebol, a igreja, a empresa aonde trabalha, o bairro aonde mora, se os que se dizem cidadãos de bem, não participam, não opinam, não estão “nem aí”.
Acontece que, se os que pensam o bem comum trabalham por ele e com ele, não ocupam os espaços, com certeza essas mesmas lacunas vão ser preenchidas pelos aproveitadores de plantão. Gente que se aloja na sociedade justamente para se aproveitar dela, muitas das vezes, camuflada de paladinos da moral e da decência. Verdadeiros parasitas, ou sanguessugas.
E, infelizmente, é disso que estamos falando. É essa gente que tem se apresentado à sociedade como vanguardeira da moral, da ética, dos bons costumes e da positividade. Isso em todos os níveis, em todos os setores. Não existe exceção. O que se pode deduzir é que onde falta a luz, entra a escuridão. Onde faltam bons políticos, vicejam os aproveitadores, os corruptos. Onde não se consegue enxergar coisa boa, vai-se ver coisa ruim, desagradável.
É hora de virar esse jogo. É hora de se “separar o joio do trigo”. Os homens, e mulheres, de bem hão de reagir, ocupar os espaços, as posições, os lugares que a eles são reservados. Seja na política, na educação, na economia, na comunicação, no serviço público.
Então, depende de nós.

Mais Artigos

Passado, presente, futuro!

de Vander Lúcio Barbosa
3 de janeiro de 2023
0

O ano que chega, como reza a tradição, é um convite à reflexão acerca daquilo que passamos no ano anterior...

2023 é logo ali!

de Samuel Vieira
3 de janeiro de 2023
0

2022 não foi um ano muito fácil: perdi amigos muito próximos e queridos. A sensação que tenho todas as vezes...

Como receber ou não a resposta das orações

de Rev. Wildo Gomes
3 de janeiro de 2023
0

Nas famílias cristãs, as crianças ainda pequenas são incentivadas a falar com Deus por meio das orações. Costumam ser frases...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Meu lote, Minha História – Prazo para enviar documentos se encerra nesta sexta, 24

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Prefeitura divulga resultado preliminar da segunda etapa do Meu Lote, Minha História

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conheça cinco das frutas mais caras do planeta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Monumentos históricos de Anápolis completam 60 anos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar