Anápolis já ostentou o título de Manchester Goiana, numa alusão à homônima da Inglaterra, além de ser conhecida nacionalmente por, na época, explorar de maneira inteligente o seu potencial de grande centro armazenador e distribuidor de cereais para todo o País.
Carinhosamente apelidada de Antas, Anápolis revelou homens que se destacaram em diversos escalões das políticas regional e nacional. Anápolis também exportou respeitadas personalidades do Direito, da Medicina, da Engenharia, do Esporte, da Economia, da Comunicação e outros intelectuais que honraram os seus conterrâneos mundo afora.
Desde então, a cidade, embora penalizada por quem, de obrigação, deveria divulgar suas potencialidades além fronteiras, continua também respeitada em Goiás e fora desse Estado devido a diversos ícones que se destacam naturalmente. Hoje ostentamos, com orgulho, referências físicas que mexem com o brio de qualquer munícipe que ame, verdadeiramente a sua cidade.
Anápolis tem o Daia, e nele instaladas, entre grandes indústrias de outros segmentos, um dos maiores pólos farmoquímicos da América Latina. Há o Porto Seco e em breve, se espera a sonhada Plataforma Multimodal. Aqui está o marco zero da Belém-Brasília, o portal da Amazônia e o quilômetro zero da Ferrovia Norte Sul, assim como um futuro terminal da Ferrovia Centro Atlântica. O Governo Federal promete para logo a conclusão de um dos mais arrojados projetos arquitetônicos do Centro Oeste, o já denominado Viaduto Miguel Braga. Sem contar a conclusão já anunciada para ainda este ano do Anel Viário.
Anápolis tem a Base Aérea, uma das mais respeitadas unidades da defesa nacional, com os seus novos supersônicos que, em poucos meses, estarão cortando o espaço aéreo brasileiro. Na Educação e na Cultura, a cidade experimenta um crescimento surpreendente com dezenas de cursos superiores oferecidos pela Universidade Estadual, que tem seu núcleo central no Município, e pelas faculdades particulares genuinamente anapolinas. Para este ano ou mais tardar no próximo, teremos uma faculdade de medicina já anunciada pela UniEvangélica.
Anápolis tem Senai, Sesi, Sesc, Senac, Senar, Cepa, Sebrae, Escola de Enfermagem, Casa das Rosas, Centro da Juventude e outros estabelecimentos capacitados para a profissionalização de nossos jovens. As entidades classistas de Anápolis são respeitadas lá fora. A Acia completou este mês 70 anos de relevantes serviços prestados à comunidade e em especial à classe empresarial. Os clubes de serviços sociais – Maçonaria, Rotary, Lions, Escola de Pais – são atuantes. Somos modelo em evangelismo. Nossos templos são imponentes, bonitos e estão repletos de fiéis e adeptos de vários credos religiosos, onde se cultuam o amor e a esperança. Neste segmento a cidade aparece na mídia nacional por conta de sua dedicação às causas cristãs.
Anápolis tem uma rede de comunicação social exemplar. Bons profissionais em rádio, TV, revistas, jornais, listas telefônicas, outdoors e internet. O município conta com invejável infra-estrutura, ótima malha viária, água de excelente qualidade, energia elétrica em abundância, coleta e tratamento de esgotos acima da média nacional, hospitais padrões. Por tudo isso Anápolis ganhou recentemente, o título de município campeão em empreendedorismo.
Anápolis tem crianças cheirando cola em frente à Câmara Municipal há mais de ano.
Alto lá!!! Anápolis é tudo de bom lembrado neste texto, e suas crianças de 7, 8, 14 anos estão se drogando, prostituindo e mendigando em uma faixa de 300 metros, na Avenida Brasil região em que, a propósito, estão instalados os três poderes municipais?
E ninguém faz nada? Nem eu?
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...