…Que viveu num período muito tumultuado e seu reinado nunca conheceu a paz. Na verdade não esperara vir a ser rei. Só ascendeu à condição de Rei como herdeiro da Coroa pela morte de sua irmã mais velha. Porém, encantava-se com o poder que representava em cada momento e tinha sonhos de ficar na história. Por isso dedicou quase toda sua vida lutando e preparando-se para obtê-lo. Ficou culto e gostava de poetizar os contextos de sua época. Apesar de desejar, não conseguia ser simpático, resultando disto que o povo não era feliz até porque era governado pelo rei que não os representava, além, também, de terem que pagar muitos impostos para o REI.
O Rei teve uma educação aprimorada, fruto da família abastada. Aprendeu literatura clássica, latim, teologia e desenvolveu a arte de fazer pequenas poesias. Outras habilidades também compunham seu arcabouço cultural, resultando disto a expectativa de um reinado duradouro quando chegasse sua vez. No pequeno reinado, contudo, o povo, insatisfeito, não permitiu que O PAPA o reconhecesse como tal. Da insatisfação popular nasceram as contendas diárias. Eram batalhas por todos os lados que, apesar de duras, visavam melhorar a situação do povo garantindo um futuro melhor dentro da lógica de que as turbulências passam e os benefícios serão permanentes.
Neste contexto de dificuldades, conseguiu melhorar instituições sendo até considerado um mentor de um Reino moderno. Seu reinado, que durou pouco, foi interrompido por pessoas amigas que buscavam sempre depô-lo ainda que de maneira silenciosa. Foi envenenado, por pessoas que o rodeavam e lhe tinham ciúmes. O certo é que não se preocupou em cuidar dos amigos, perigosamente traidores. Cometeu o êrro fatal! Os amigos envenenaram-no num momento inusitado. No curto reinado, perdeu parte do Reino para seu filho D. Pedro I. Sua morte antecipada, por envenenamento, determinou o final do reinado. A vida continuou, apesar de tudo.
Um pouco às avessas, por conveniência, resguardando, contudo, o contexto histórico original, esta é a história do Rei Português Dom João VI (1.767-1.826). Quaisquer semelhanças com Reis, Ditadores ou Presidentes latino-americanos, de quaisquer épocas, terá sido mera concidência. Porém, a história se repete!…
Tarifaço e Bolsonaro e a pré-campanha de Caiado nas redes sociais
Deu muito o que falar o tarifaço do presidente Donald Trump, acompanhado do apoio ao ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Nas...