No ano que vem, o Fundo Constitucional de Financiamento Centro-Oeste completa 30 anos de existência. Criado pela Lei n.º 7.827, de 27 de setembro de 1989, o FCO visa contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, por meio de programas de financiamento aos setores produtivos. O FCO tem abrangência em 467 municípios, distribuídos entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
O Fundo, hoje, é uma engrenagem importante para acelerar o motor da economia goiana. Através dos investimentos aportados nas empresas via FCO, muitos empreendimentos foram viabilizados, muitas plantas produtivas foram ampliadas, contribuindo para a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, ao longo destas três décadas. Além do incremento de receita decorrente do crescimento e fortalecimento do ambiente de negócios.
Entretanto, o segmento industrial vem ano a ano perdendo terreno dentro do FCO, que também abarca atualmente o setor de serviços. Nossa preocupação tem sua razão de ser, pois tem aumentado significativamente, as exigências para a contratação de créditos do fundo através do Banco do Brasil, seu principal operador. No ano passado, o maior volume de recursos ficou com a área rural. E, ainda, mudanças nas regras de contratação vêm gerando incertezas para os tomadores de financiamentos, pois eles não sabem, ao certo, se vai aumentar no meio do caminho e o impacto dos possíveis aumentos, pois criou-se uma fórmula muito complexa para formar o custo do financiamento.
De qualquer forma, acreditamos que esta é uma discussão para ser colocada à mesa, objetivando fazer com que o FCO continue exercendo o seu papel constitucional de altíssima relevância. O setor industrial, certamente, anseia que o Fundo seja modernizado cada vez mais e possa estimular com mais força este segmento, visando alavancar a geração de emprego, renda e divisas. E combater as desigualdades regionais.
Podemos, no ano que vem, ter mais motivos para comemorar os 30 anos do FCO. Vamos continuar trabalhando e sendo parceiros do Fundo.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...