Esta é uma das palavras mais relevantes desta geração. Ela tem origem na nossa própria necessidade de maturidade e crescimento. Não existe projeto significativo para uma eterna dependência, porque ela será patológica na própria gênese. A atitude de não querer crescer é duramente criticada e cobrada, não lutar pela sua própria autonomia é considerado sinal de fraqueza e debilidade. Lutamos por independência de conceitos, instituições, famílias e pessoas. Independência e liberdade são palavras correlatas.
O problema é que, apesar da insistência no tema, e das constantes reivindicações sobre este assunto, existem atitudes de dependências que quase nunca são consideradas:
A dependência de um sistema – nossa sociedade afirma-se livre, mas por toda parte encontra-se escrava de ideologias e paradigmas sociais. Cazuza já afirmava que queria uma ideologia para viver. Homens têm sido historicamente escravizados por estruturas de pensamentos, vivendo muito aquém da celebrada independência;
A dependência dos outros – São pessoas que vivem como satélites em relacionamentos simbióticos, anulando-se por completo, incapazes de avançar porque pensam que sua vida depende do outro. Não possuem luz própria, e se não conseguirmos abraçar nossa própria solidão, simplesmente usaremos o outro como escudo contra o isolamento. Nossa relação será sufocante. Se você depende do outro para viver, está condenado.
A dependência de artifícios como promiscuidade, drogas, álcool e fantasias que tornam a pessoa dependente de uma experiência extrasensorial que as leva a criar um mundo paralelo.
Jesus disse: “… E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Portanto, a única possibilidade de nos libertarmos é conhecendo aquilo que é verdadeiro. A mentira escraviza! É interessante, porém, considerar que no versículo anterior ele faz uma declaração estonteante sobre sua missão: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”, e só então faz a declaração sobre o poder da verdade. “… E conhecereis a verdade…”
Somente em Jesus poderemos encontrar a independência que precisamos, só no encontro pessoal com Ele mesmo, a verdade será conhecida e nos dará a liberdade e a independência que queremos e precisamos.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...