“Quando os homens de boa vontade, os ungidos por Deus para a prática da honestidade, para a prática do bem social, para a prática da boa política se omitem, eles estão dando permissão para que os medíocres ocupem os seus lugares”.
Durante muito tempo guardei esta frase na memória. Ouvi-a de um dos mais respeitados políticos que Anápolis já produziu. Aliás, um anapolino até no nome. Estou falando de Anapolino Silvério de Faria, que passadas décadas e décadas, nunca desceu do alto de sua sabedoria, de sua dignidade, de seu conhecimento, de seu caráter inabalável, de sua altivez e de seu amor pela justiça, pela verdade e pelo patriotismo. Poucas pessoas fizeram, ou fazem, política com tanta seriedade como ele. Indiscutivelmente. Podem passar, repassar, buscar, rebuscar, revirar a vida de Anapolino de Faria. Não vão encontrar uma mancha, uma nódoa, um registro que possa denegrir sua imagem de homem correto, de político austero, de médico competente e de cidadão honrado. É um exemplo a ser seguido.
Estas colocações, as faço, tendo em vista se avizinhar mais um pleito eleitoral. Daqui a alguns meses estaremos escolhendo o Presidente da República, o Governador, os senadores e os deputados. A frase de Anapolino de Faria nunca foi tão oportuna. Ele é preocupado, ele sempre foi preocupado com os destinos do Brasil, de Goiás e, muito especialmente, de Anápolis, cidade que sempre amou com muita paixão.
Quem sabe, desta vez, nossos conterrâneos atentem para os seus ensinamentos. Quem sabe aqueles que têm boas idéias, bons propósitos, tenham capacidade de se doarem em favor das causas nobres, se disponham e coloquem seus nomes à disposição do povo. Quem sabe, nas próximas eleições, os cidadãos anapolinos terão alternativas de boa qualidade para escolherem seus representantes. Acontecendo isto, por certo estaremos dando um grande passo para consolidarmos Anápolis como a cidade mais importante de Goiás. Mais importante do que ela já é.
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...