Estarrecida, a população de Anápolis convive há alguns dias com a história do homem que perseguiu e atirou contra um casal de namorados, atingindo a cabeça da moça. Motivo: o carro que o rapaz dirigia, esbarrou no carro do atirador. Resultado: a tragédia, a dor, a indignação e de resto uma pergunta: será que ele vai pagar pelo ato criminoso? Ou será mais um número na estatística gerada com a chamada violência do trânsito?
Na verdade o trânsito está embrutecendo cada vez mais as pessoas. A reação de quem se propõe a atirar em alguém, por um simples arranhão na lataria do carro, chega a ser irracional, inexplicável e condenável sob todos os aspectos. Mas, será que este é um fato isolado, ou vivemos um fenômeno social, onde nosso carro é “a coisa mais valiosa do mundo”? Para muitos, infelizmente, tem sido.
Em determinados casos, o carro, na escala de valores, fica em plano superior, por exemplo, à família. Existem pessoas que têm mais ciúme do carro, do que daqueles que lhes são caros, afetivamente falando. Quem não conhece alguém (se não, a si próprio) que vai às últimas conseqüências por conta de um aborrecimento advindo de um estrago no automóvel?
Exageros à parte, é isso que está acontecendo com muitos de nós. Nosso carro tem sido objeto de estima, de adoração, de idolatria. Tem gente que gasta mais com o carro do que com a própria sobrevivência. Ao carro, tudo! Existem os que, por um carro, barbarizam. O episódio da sexta-feira retrasada, lamentavelmente, não é inédito. Quantas famílias enlutadas, quantos órfãos, quantas viúvas, quantos pais chorando a morte de entes queridos, vítimas da loucura do trânsito, do ciúme do carro?
O episódio da Praça Oeste nos chama a todos, independentemente de quem sejamos, do que fazemos, do quanto possuímos, para uma reflexão mais profunda. Vale a pena matar ou morrer por um monte de latas que flutua sobre quatro rodas?
Da polarização à união é o desafio pós-eleições
A polarização política intensificada durante o primeiro e segundo turnos das eleições de 2024 trouxe à tona uma série de...