Chega a época do natal e muitos perguntam qual é o presente mais adequado para se dar. Todo esforço mercantilista é feito para que as pessoas comprem e as opções capitalistas são diversas. Não é, portanto, muito difícil perder verdadeiro espírito do natal nesta agitação de fim de ano, e ficar sem saber o que dar a quem amamos.
Natal é por definição, nascimento. Então, seria natural que perguntássemos quem é o aniversariante. Por não sabermos, em geral participamos de uma festa de aniversário onde o último que parece ser considerado é o próprio aniversariante. Temos de tudo: bebidas, presentes, verdadeiros banquetes, mas Cristo raramente está presente nas programações relacionadas ao seu aniversário. Ele é o grande ausente.
Pensando nisto resolvemos em nossa comunidade criar um programa, feito de forma singela com textos natalinos e músicas conhecidas desta época do ano, que estão sendo oferecidas em CD e DVD, para pessoas que gostariam de inserir Cristo nas suas festividades, mas não sabem como fazer. Precisamos considera este aspecto. No Natal, procure dar um sentido mais profundo ao Salvador.
Não há nenhum problema que as demais coisas aconteçam: Festividades, troca de presentes, encontro de família, árvore de natal, mas tudo isto deve ser secundário. Portanto, não se esqueça do aniversariante!
Na escolha do presente, considere que pequenos gestos e palavras poderão transformar o seu natal na festa mais importante de sua vida: uma declaração de amor feita à esposa por um marido que se encontra distante afetivamente e deseja mudar; um abraço dado por um filho que está brigado com seu pai; uma palavra de reconciliação, um reconhecimento ou apreciação. Se os presentes vierem com declarações de amor, certamente se tornarão muito mais valiosos. Gestos e palavras podem tornar o natal inesquecível.
Quantas famílias se reúnem no natal, constrangidas por brigas e desentendimentos antigos? Não seria esta a hora de um verdadeiro presente de natal que estivesse identificado com o maior presente dado a humanidade que foi a vinda do Filho de Deus para morar entre nós e perdoar nossos pecados?
Que diferença um presente assim poderia fazer na vida de sua mãe ou seu pai? Como será o efeito de um presente vindo acompanhado de uma declaração tantas vezes esquecida dentro de uma casa onde as pessoas aprenderam tanto a maldizer? Quem sabe esta palavra precisa ser dita a seu pai, que chegou à velhice com rabugice e amargura, impedindo que vocês desfrutem da companhia um do outro? É necessário aprender a quebrar o ciclo da amargura e do ressentimento, por um ponto final nas intrigas, conspirar contra o ódio e a tristeza que tem dominado tanto a nossa vida.
Coloque em prática a fraternidade. Além de ajudar financeiramente, crie uma agenda nos seus compromissos para servir alguém, não apenas enviar dinheiro, mas participar de forma pessoal. Nada é mais terapêutico que a auto-doação. Pessoalmente, leve sua doação, se quiser uma dica, neste final de semana estaremos enviando kits de natal a uma das comunidades mais pobres da cidade, quem sabe você também queira se tornar participante de um dos nossos projetos, caso você já não possua um em particular?
Mas acima de tudo, traga seu presente para o aniversariante. Para Jesus, a única coisa que importa é o seu coração, aberto para suas verdades, para as boas novas que descem do céu, anunciadas pelos anjos: “Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo o Senhor!”.
Um feliz Natal para você e sua família!
Passado, presente, futuro!
O ano que chega, como reza a tradição, é um convite à reflexão acerca daquilo que passamos no ano anterior...