O poeta brasileiro Manoel Bandeira (1886–1968) que também era crítico literário, em certo momento, atribuiu à também escritora Clarice Lispector a categoria de ´Poeta Bissexta´ e isto gerou uma certa confusão literária: o que é um ´poeta bissexto´? Pergunta que prosseguiu por algum tempo com objetivos de entender a visão crítica de Bandeira: Seria quem faz uma poesia a cada quatro anos ou de vez em quando? Seria a pessoa cuja alma poética ressurge raramente? Na verdade, no caso de Clarice, Bandeira a reconhecia como uma escritora de prosa e fazer poesia eram lampejos raros na alma da escritora. Menos mal.
Pois bem, já foi denominado por alguns brasileiros de ´Poeta Bissexto´ o Presidente Interino Michel Temer, que no ano de 2.012 recitou, em algum lugar, um texto poético deveras interessante, considerando o atual momento da conjuntura política e econômica brasileira. Senão vejamos:
´Embarquei na tua nau sem rumo. Eu e tu. Tu, porque não sabias para onde querias ir. Eu, porque já tomei muitos rumos, sem chegar a lugar nenhum´.
Na verdade, o Presidente Interino Michel Temer – advogado, professor universitário, culto e escritor – sabe, e muito bem, onde e como quer chegar. A questão que se coloca é como chegar. Afinal, é, ainda, um presidente interino e para chegar lá, onde o país precisa e necessita com urgência, depende das condições favoráveis de todos envolvidos, afinal temos um congresso complicado, um país sindicalista, e, ainda, a crença de que a pátria-mãe chamada Brasil tudo pode. Nada será fácil e sem sacrifício coletivo e aqui está a dificuldade.
Porém acreditamos que a sociedade brasileira já está devidamente preparada para o ajuste fiscal que o país necessita para voltar a crescer e dar empregos para os mais de 12 milhões de desempregados. Não fazer os ajustes, neste momento – Reforma Trabalhista, Previdenciária, Tributária e Política – é muito pior e poderá levar o país para um abismo maior e pior. De discursos populistas e irresponsáveis a sociedade está farta. O Presidente interino, que é um homem preparado para a missão, sabe muito disto. A nação aguarda ansiosa.
É evidente que o Presidente interino aguarda a solução política para o cargo que exerce. Afinal, quem será o Presidente no natal de 2016? Pelo sim, pelo não, só após termos esta resposta definitiva é que o país começara a deslanchar. Como o partido político que esteve no poder por mais de 13 anos (PT) não propôs nenhuma reforma, se contentando em gastar mais e sempre mais do que arrecadava, e esta é sua lógica, em caso de sua eventual volta ao poder, de nada adiantará o envio para discussão e aprovação pelo Presidente Interino de qualquer reforma, uma vez que poderá ser retirada. É, então, o custo que o país tem que pagar e está pagando. Muito caro, diga-se!
Tarifaço e Bolsonaro e a pré-campanha de Caiado nas redes sociais
Deu muito o que falar o tarifaço do presidente Donald Trump, acompanhado do apoio ao ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Nas...