A história registra que Napoleão Bonaparte, imperador francês de 1804 a 1821, além de ter sido um grande pensador, foi, também, um dos maiores líderes que este mundo já conheceu. A ele deve-se a hegemonia da França sobre todo o continente europeu, inclusive na legislação de vários países, no pós revolução francesa de 1.789. Mas era, também, antes de tudo, um grande militar, um guerreiro de excelência. Um líder! Certa vez, em uma das piores batalhas do seu exército – já que o exercito inimigo tinha um contingente três vezes maior – ele avisou que estava indo para a frente da batalha. Seus Generais, capitaneados pelo General Junot, seu amigo, tentou demovê-lo da ideia, sob a alegação de que ele representava a república e se morresse ficaria o vácuo no poder. Ele, porém, não desistiu. Questionado o porquê daquela insistência, disse a frase que se tornou célebre: ´É mais fácil puxar do que empurrar´.
O que fez Napoleão foi exercitar a liderança pelo exemplo. Na verdade, quando o líder assume os riscos de qualquer operação, suas palavras ganham força e credibilidade; da mesma forma, quando assume os erros ou as consequências de suas decisões, ele ganha o respeito de seus seguidores. Então, em tempos de crise, seja num país ou em uma empresa ou instituição, aos seus líderes cabe a missão de fazerem o que pede aos seus colaboradores. Se o líder pede corte nas despesas, terá que dar o exemplo, sob pena de perda da sua credibilidade. Isto é liderar pelo exemplo. Seguir o que sugere a famosa frase de Gandhi: ´seja a mudança que você quer ver no mundo´. Por corolário: seja você a mudança que você quer em sua casa, na família, na empresa, na igreja, enfim, na vida.
Segundo o palestrante motivador Luiz Marins, ´numa empresa, nada ocorre de baixo para cima. Ou os dirigentes dão o exemplo ou nada, ou pouco, ocorrerá. Não adianta falar. Não adianta fazer discursos e exortações para a qualidade, para o atendimento ao cliente, para a cortesia, para a prestação de serviços. Se os dirigentes não tiverem um genuíno comportamento e atitudes exemplares, tudo ficará no discurso, na intenção e pouco ocorrerá de concreto, de efetivo dentro da empresa no dia-a-dia´. Numa nação é a mesma coisa!… Portanto, o melhor, mesmo, nestes tempos de dificuldades, como em qualquer outro, é dizer Vamos! E, jamais, Vá! Até porque, no mundo atual, as pessoas, povos ou nações procuram líderes confiáveis, exemplares, que tenham comprometimento, enfim.
Num tempo em que todos nós, cidadão comuns brasileiros, somos chamados para uma dura realidade de fazer ajustes em nossas vidas, nossas empresas, adaptando às novas situações de crises, assistimos, com tristeza, a realidade da falta de liderança na Nação. Nossa chefe maior não tem a humildade de reconhecer os seus erros e de seu partido que levaram o País ao estado de agora. Porém, canta em verso e prosa o sucesso alcançado da integração social de grande número de brasileiros graças, porém, a um sistema de filantropia implementado, (bolsas…) que não é sustentável, nem promove o futuro deste mesmo povo. Isto faz a perda de credibilidade. Ocorre, também, que o Governo, na contramão da liderança pelo exemplo, pede à Nação que faça o ajuste, mas nada faz de real para dar exemplo positivo. Fazer cortes em programas educacionais que promovem o futuro do País como (Pronatec, Fies, etc.) enquanto mantem 38 ministérios gastadores e aumentam os gastos dos partidos políticos é o pior exemplo possível.
Puxar é missão de líderes! (Venha comigo, vamos…). Empurrar é costume de chefes! (´Façam o que eu digo´). Sendo convergido para o lado do bem é possível obter sucesso nas duas situações, em maior ou menor intensidade, embora o mundo atual exija líderes verdadeiros. Puxar, ou empurrar, para o mal, porém, é o pior dos mundos. Infelizmente, assistimos, anestesiados, sem saber o que fazer, todos os desmandos que acontecem em nosso País. E, ficamos sem perspectivas, sem alento, sem lideranças, sem apoio moral, sem nada! Um horror!… No estilo salve-se quem puder…
Tarifaço e Bolsonaro e a pré-campanha de Caiado nas redes sociais
Deu muito o que falar o tarifaço do presidente Donald Trump, acompanhado do apoio ao ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Nas...



